Imagem
Menu lateral
Imagem
GZT 94.1
GZT 101.1
GZT 101.3
MIX 98.3
Imagem
Imagem
GZT 94.1
GZT 101.1
GZT 101.3
MIX 98.3
compartilhar no whatsapp compartilhar no whatsapp compartilhar no facebook compartilhar no linkedin
copiar Copiado!
ver no google news

Ouça o artigo

Compartilhe

HOME > notícias > CULTURA

Mais de 100 blocos levam multidão ao Jaraguá Folia

Mais de 60 mil pessoas são esperadas no bairro histórico na noite mais importante das prévias

Um dos episódios mais marcantes do calendário cultural da capital alagoana, o Jaraguá Folia deve reunir milhares de foliões na noite desta sexta-feira (14). O bairro histórico receberá mais de 100 blocos carnavalescos, agremiações formadas por nerds, artistas, professores e até por amantes da sétima arte, como é o caso do "No Escurinho É Mais Gostoso", um dos bloquinhos mais concorridos da folia.

Nesta edição, o trajeto voltará a seguir o curso considerado tradicional pela prefeitura de Maceió. A concentração será na Praça Sinimbu e a saída em direção à Avenida da Paz, à beira-mar, seguindo para a Rua Sá e Albuquerque, uma das mais famosas do centro histórico, e finalizando na Praça Dois Leões. O público estimado pela Fundação Municipal de Ação Cultural (Fmac) é de 50 mil pessoas e o horário marcado para o início da folia é às 20h.

Leia também

Quando se fala em fantasia, os maceioenses não economizam na imaginação. Para Thiago dos Santos, que improvisou com amigos fantasias dos Power Rangers no ano passado, o Jaraguá Folia representa o momento de dar asas à imaginação, aos desejos e à autoexpressão.

"O No Escurinho É Mais Gostoso é justamente essa mistura de gente que realiza, que imagina e que gosta de viver sem medo. Eu curto demais o bloco e vou todos os anos, sempre com uma fantasia inusitada. E ainda tem uma infinidade de possibilidades para se fantasiar, já que o bloco é relacionado ao cinema. Cada um vai com a narrativa que mais se identifica ou até com a que menos se identifica, já que muita gente vai para fazer críticas sociais. É um grande encontro de pensamentos também", reflete o universitário.

Imagem ilustrativa da imagem Mais de 100 blocos levam multidão ao Jaraguá Folia
| Foto: FOTO: Reprodução/Facebook

"O Escurinho tem, explicitamente, a influência do audiovisual. Cinema, séries, cultura pop em geral, são paixões do nosso público. O público é bastante peculiar. Há gente que sequer brinca carnaval, mas faz questão de se fantasiar e desfilar todos os anos", conta Cleber Pereira, da organização do bloco.

Ele também atribui o sucesso do bloco ao engajamento, já que a agremiação é comprometida com pautas sociais, como as lutas contra o racismo, machismo, lgbtfobia, transfobia, entre outras bandeiras.

"Músicas com cunho machista, racista, homofóbico ou transfóbico são vetadas no nosso cortejo", adianta. Para este ano, o mote do bloco é a luta da classe artística contra a censura às artes. "Dessa postura de diversidade e defesa das pautas sociais não abrimos mão", diz o organizador.

A concentração para o chamado de "bloco mais estiloso do Jaraguá Folia" será na porta do Lorde Nelson (Pub local), também às 20h. O pré-bloco será marcado pelo show de Wado e o Bloco dos Bairros Distantes, projeto carnavalesco do músico. Depois das 2h, horário limite para as festividades de rua no Jaraguá, o bloco retorna ao Lorde Nelson para shows com a cantora Naná Martins, Orquestra Cabelo de Fogo e DJ Magnum. Informações estão disponíveis no site www.lordenelson.com.br.

FAROFA NA RUA

Outro destaque das prévias ocorre pelo segundo ano, a festa "Farofa", idealizada pela produtora Pixel. Trata-se de um evento aberto, gratuito e colaborativo, que visa ocupar espaços públicos de Maceió e ressignificar a relação com a cidade, criando um ambiente seguro de socialização para o público LGBTQ+ maceioense através da música e arte. Neste ano, nomes locais como David Andrade, Eleva, Perigou, Phellipe e Karoliny N animam o local com DJ sets que vai do pop/funk ao bregafunk e eletrônica.

Sem apoio e patrocinadores, o evento independente conta exclusivamente com a colaboração da população por meio de um financiamento coletivo a partir de $5 reais para custear as despesas como som e segurança. Todos os custos serão abertos aos apoiadores através de um orçamento transparente. Em agradecimento, para contribuições maiores que $25 reais, a produção recompensará com brindes que vai de ingressos para outra festa que acontecerá no mesmo dia, além de posters e ecobags, disponíveis através do link bit.ly/FarofaPraTodas.

"Nossa Farofa, em 2019, foi um acontecimento inédito na cidade que levou diversão e cultura para uma área pouco explorada pela população. Permitimos que centenas de pessoas ocupassem um lugar histórico e culturalmente importante para Maceió e criássemos, através da música, novos laços e memórias com aquele lugar. Somos resistência em tempos tão difíceis e, neste ano, queremos ocupar mais espaços e levar muito mais rostos felizes para rua", comenta David Andrade, um dos produtores do evento.

FILHOS DA PAUTA

Imagem ilustrativa da imagem Mais de 100 blocos levam multidão ao Jaraguá Folia
| Foto: FOTO: Felipe Brasil/Arguivo GA

Já o tradicionalíssimo "Filhinhos da Mamãe", com mais de trinta anos de carnaval, desde o ano passado faz seu cortejo uma semana antes do Jaraguá Folia e ocupará nesta sexta o Museu Théo Brandão, sua casa ao longo de todas as suas décadas de existência, com um baile regado a muito frevo e alegria, também às 20h.

BLOCO SEM NOME

Entre os blocos que chamaram a atenção no ano passado e que prometem aquecer a folia desta sexta está um bloco sem nome, ou melhor, um bloco que muda de nome anualmente. Em 2019 eles eram "As Trepadeiras" e cada folião foi vestido com um espécie de planta. Sobraram "comigo ninguém pode" e carnívoras. Este ano, eles invadem as ruas e becos do Jaraguá como o bloco "No Escuro da Tua Inveja A Minha Luz é Neon", completando o time de blocos engajados e que pregam o respeito à diversidade.

"A organização acontece no WhatsApp, com poucos dias de antecedência, daí a 'comissão' convida os amigos e propõe que os amigos convidem seus respectivos amigos e assim vai. Ano passado conheci amigos dos meus amigos que acabaram se tornando amigos também (risos). Hoje saímos juntos e tudo começou no pré-carnaval do Jaraguá", conta Patrícia Mendonça, uma das foliãs.

Para a universitária, o Jaraguá Folia é sua motivação para curtir o carnaval em Maceió.

"Eu não gostava de carnaval, acho que ainda não gosto, mas posso afirmar que amo as prévias do Jaraguá. O clima é diferente, sinto que pertenço àquela festa e aquele lugar".

App Gazeta

Confira notícias no app, ouça a rádio, leia a edição digital e acesse outros recursos

Aplicativo na App Store

Tags

Relacionadas