Imagem
Menu lateral
Imagem
GZT 94.1
GZT 101.1
GZT 101.3
MIX 98.3
Imagem
Imagem
GZT 94.1
GZT 101.1
GZT 101.3
MIX 98.3
compartilhar no whatsapp compartilhar no whatsapp compartilhar no facebook compartilhar no linkedin
copiar Copiado!
ver no google news

Ouça o artigo

Compartilhe

HOME > notícias > CULTURA

'Lightyear', filme da Pixar, estreia nos cinemas; conheça os lançamentos da semana

Além da animação, casas de exibição renovam filmes em cartaz com documentários, romances e até biografia de Celly Campello

É difícil esquecer o espanto de Buzz Lightyear ao descobrir em "Toy Story" que não passa de apenas um brinquedo como tantos outros. Mas o Buzz trapalhão dublado no Brasil por Guilherme Briggs dá lugar a um novo, ou melhor, o original patrulheiro galáctico, agora na voz do apresentador Marcos Mion.

Em "Lightyear", nova aposta da Pixar que surfa num personagem consolidado, vemos a jornada do agente e de sua equipe em um planeta distante, com uma animação mais realista, mas ainda mantendo alguns traços que se tornaram famosos. À parte a aventura infantil, o filme traz um breve beijo lésbico, que gerou polêmica e baniu o filme de 14 países.

Questões políticas também são tema de "Amigo Secreto", novo documentário de Maria Augusta Ramos, que se debruça sobre o vazamento das mensagens entre o ex-juiz Sergio Moro e procuradores da Lava Jato -no caso que ficou conhecido popularmente como Vaza Jato, enquanto Moro era ministro de Bolsonaro.

Artigos Relacionados

A semana ainda tem uma série de destaques com protagonistas mulheres. Entre eles, "Aline - A Voz do Amor", em que a diretora Valérie Lemercier reconta a trajetória da canadense Céline Dion, e "A Suspeita", que marca o retorno de Glória Pires às telas, vivendo uma policial que foi diagnosticada com Alzheimer.

Já "Um Broto Legal" resgata uma figura histórica da música brasileira: Celly Campello, a autora de "Banho de Lua", marco do rock nacional, morta em 2003. Por fim, há o suspense francês "Armadilha Explosiva", em que uma mulher e duas crianças se veem presos em um carro prestes a explodir.

Veja as estreias da semana a seguir.

Aline - A Voz do Amor

Conhecida pelas comédias românticas, a francesa Valérie Lemercier faz humor de maneira inusitada neste filme, que reconta a trajetória da cantora Céline Dion. Aqui, ela se chama Aline e é interpretada pela própria Lemercier, desde a infância até o sucesso nos palcos. Entre um ponto e outro, o filme traz diversos trocadilhos e referências para os fãs da canadense, enquanto fala de sua vida pessoal com delicadeza.

França/Canadá/Bélgica, 2020. Direção: Valérie Lemercier. Com: Valérie Lemercier, Sylvain Marcel, Danielle Fichaud. 16 anos

Amigo Secreto

Depois de "Juízo", sobre menores infratores diante da lei, e "O Processo", que acompanhou o impeachment de Dilma Rousseff, Maria Augusta Ramos lança agora um documentário que revê o momento em que a Operação Lava Jato teve a sua credibilidade afetada com o vazamento de mensagens trocadas entre o ex-juiz Sergio Moro, então ministro da Justiça de Jair Bolsonaro, e procuradores.

Brasil, 2022. Direção: Maria Augusta Ramos. 12 anos

Armadilha Explosiva

Neste suspense francês, uma especialista em desarmar bombas, seu filho e a filha de seu parceiro estão trancados num carro, sem poderem fazer nada. Isso porque, quando ela entra no veículo, percebe que há uma bomba plantada ali, e qualquer movimento brusco pode ativá-la. Pior -se não fizerem nada, a bomba explodirá em meia hora.

França, 2021. Direção: Vanya Peirani-Vignes. Elenco: Nora Arnezeder, Pierre Kiwitt, Edouard Montoute. 14 anos

Um Broto Legal

"Tomo um banho de lua..." Basta ouvir esse verso para relembrar a música que todos sabem de cor, mas nem sempre lembram quem é a autora do sucesso. Celly Campelo, cantora pioneira do rock nacional, é o tema desta cinebiografia, que vai da origem simples em Taubaté, no interior de São Paulo, até o estrelato ao lado do irmão Tony.

Brasil, 2022. Direção: Luiz Alberto Pereira. Elenco: Marianna Alexandre, Murilo Armacollo, Danillo Franccesco. 12 anos

Lightyear

O jeito trapalhão de Buzz Lightyear, o brinquedo de "Toy Story" que crê piamente ser um agente espacial muito importante, é conhecido do cinema. Pois neste novo filme, a Pixar mostra a história do herói original, numa aventura de ficção científica em que o patrulheiro é abandonado em um planeta hostil a 4,2 milhões de anos-luz da Terra. Apesar do charme do universo infantil, o filme também está no centro de uma polêmica entre conservadores, já que um breve beijo lésbico provocou o banimento do longa em 14 países.

EUA, 2022. Direção: Angus MacLane. Livre

A Suspeita

Neste retorno ao cinema, Glória Pires vive uma comissária da inteligência da polícia carioca que, prestes a se aposentar, é diagnosticada com Alzheimer e, ao mesmo tempo, vira suspeita de um estranho esquema que poderá colocar sua vida em risco.

Brasil, 2021. Direção: Pedro Peregrino. Com: Charles Fricks, Glória Pires, Gustavo Machado. 14 anos

App Gazeta

Confira notícias no app, ouça a rádio, leia a edição digital e acesse outros recursos

Aplicativo na App Store

Relacionadas