Imagem
Menu lateral
Imagem
GZT 94.1
GZT 101.1
GZT 101.3
MIX 98.3
Imagem
Imagem
GZT 94.1
GZT 101.1
GZT 101.3
MIX 98.3
compartilhar no whatsapp compartilhar no whatsapp compartilhar no facebook compartilhar no linkedin
copiar Copiado!
ver no google news

Ouça o artigo

Compartilhe

HOME > notícias > CULTURA

Intervenção 'Híbridos Ninhos' é levada para o Francês em Marechal Deodoro

Exposição do artista visual Rafael Brandão é aberta ao público na Curadoria do Ser; mostra é um convite ao prazer da percepção, ao tempo, ao diálogo

Um passeio pelas memórias afetivas que trazemos desde criança, uma busca pela liberdade. O contato com as raízes mais primitivas, o barro que "gera"  a vida. É este universo de sentimentos que o artista visual Rafael Gomes Brandão propõe ao público com sua mais nova intervenção, Híbridos Ninhos. A exposição será aberta neste sábado (11), no espaço Cuidadoria do Ser, na praia do Francês, em Marechal Deodoro.

Para a abertura da mostra, o artista convidou a mestra Nilvinha, da Lagoa da Canoa, para um bate papo com público. Ela é uma das responsáveis pelo aprimoramento e encaminhado do artista às esculturas em barro. O resultado desta união é o projeto "Oficina Olaria", onde Rafael e a artista popular ofertam cursos de expressão artística em cerâmica.

Leia também

A exposição Híbridos Ninhos, aberta ao público, conta com curadoria da arte-educadora e psicóloga Kelcy Ferreira. Segundo a curadora, a mostra é um convite ao prazer da percepção, ao tempo da imaginação e do diálogo.

Para ela, o contato com seu material expressivo e com as pessoas é o voo que motiva Rafael Gomes Brandão a criar, buscando nesta intervenção, no Francês, o contato com o Barroco presente nas igrejas da cidade histórica, com o barro pisado para tapar as casas de taipa e com seus moradores: o inesperado, a inquietação e a musicalidade.

"A provocação dos sentidos é própria do barro, ele nos convida ao toque, às lembranças do gosto da água do pote, da comida feita na panela de barro, ao som dos cantos de trabalho e, mesmo para quem não vivenciou essas experiências, em algum canto do corpo ou da mente, ele faz essa conexão de volta para o ninho", pontua Kelcy.

Rafael Gomes, que além de artista visual é também arquiteto, reside em Arapiraca e estreou como escultor na primeira edição da Fliara, feira literária da localidade, em 2018. Na última edição do evento, em novembro passado, ele apresentou pela primeira ao público sua nova intervenção, que chega agora para apreciação de moradores e visitantes do balneário alagoano em Marechal Deodoro.

Serviço:

Exposição: Híbridos Ninhos do artista visual Rafael Brandão

Abertura: Dia 11 de janeiro, às 17h, na Curadoria do Ser,

Endereço:   Rua Santa Genoveva, nº 05, próximo à Igreja São Pedro Pescador - Francês - Marechal Deodoro. Para maiores informações: (82) 999008882 - com Kelcy Ferreira.

App Gazeta

Confira notícias no app, ouça a rádio, leia a edição digital e acesse outros recursos

Aplicativo na App Store

Tags

Relacionadas