Imagem
Menu lateral
Imagem
GZT 94.1
GZT 101.1
GZT 101.3
MIX 98.3
Imagem
Imagem
GZT 94.1
GZT 101.1
GZT 101.3
MIX 98.3
compartilhar no whatsapp compartilhar no whatsapp compartilhar no facebook compartilhar no linkedin
copiar Copiado!
ver no google news

Ouça o artigo

Compartilhe

HOME > notícias > CULTURA

Google disponibiliza acervo com cartas trocadas por Graciliano Ramos e Portinari

Projeto Portinari traz obras e documentos digitalizados em alta resolução; cartas foram transcritas e o acesso é gratuito

Uma conversa entre amigos. Assim podem ser descritas as cartas trocadas entre o pintor Cândido Portinari e o escritor alagoano Graciliano Ramos. Nas correspondências eles se mostravam preocupados com questões sociais e com o papel da arte na transformação da sociedade. Apesar dessas cartas já terem sido reveladas anteriormente, agora elas podem ser acessados em alta qualidade  e por qualquer pessoa, em qualquer parte do mundo.

A universalização de Portinari, sua vida e obra, foi anunciada pelo Google Arts & Culture, na Pinacoteca de São Paulo, na última quarta-feira (5). Trata-se de uma galeria virtual com mais de 5 mil obras e 15 mil cartas e documentos do artista, que é o primeiro brasileiro a ter uma retrospectiva na plataforma. Todos os materiais estão em alta resolução, o que permite o internauta conhecer detalhes de obras emblemáticas como Mestiço (1934), Lavrador de Café (1934) e Café (1935). A captura de cada detalhe foi feita pela Art Camera, uma câmera de altíssima resolução (gigapixel).

Leia também

Em uma das cartas enviadas pelo alagoano ao pintor, Graciliano Ramos questiona Portinari sobre o sentido da arte e pergunta se ele acredita que a arte depende da desgraça de alguns para ter sucesso. O escritor também relata que saiu atordoado da casa de Portinari, indagando se seria possível fazer arte em um mundo feliz e se era correto ambos os artistas falarem de universos dos quais não tinham propriedade (tanto o escritor quanto o pintor retratavam a miséria humana e a pobreza em suas obras).


				
					Google disponibiliza acervo com cartas trocadas por Graciliano Ramos e Portinari
FOTO: Reprodução/Acervo

A retrospectiva foi intitulada: "Portinari: O pintor do povo", e o filho único de Cândido Portinari, João Cândido Portinari, acompanhou o processo desde o início. Ele estava emocionado durante a cerimônia e comentou sobre a iniciativa do Google e sobre o trabalho de seu pai.  "As obras de meu pai são uma carta ao povo brasileiro. Mais do que cores e formas são uma carta contra a injustiça social", pontuou. Portinari contou que é um Paradoxo o fato do pai ser o pintor do povo e 95% de seu acervo ser particular. Para ele, a iniciativa do Google entrega novamente esta 'carta ao povo'.

Leia na íntegra uma das cartas de Graciliano para Portinari

Caríssimo Portinari:

A sua carta chegou muito atrasada, e receio que esta resposta já não o ache fixando na tela a nossa pobre gente da roça. Não há trabalho mais digno, penso eu. Dizem que somos pessimistas e exibimos deformações; contudo as deformações e miséria existem fora da arte e são cultivadas pelos que nos censuram.

O que às vezes pergunto a mim mesmo, com angústia, Portinari, é isto: se elas desaparecessem, poderíamos continuar a trabalhar? Desejamos realmente que elas desapareçam ou seremos também uns exploradores, tão perversos como os outros, quando expomos desgraças? Dos quadros que você mostrou quando almocei no Cosme Velho pela última vez, o que mais me comoveu foi aquela mãe com a criança morta. Saí de sua casa com um pensamento horrível: numa sociedade sem classes e sem miséria seria possível fazer-se aquilo? Numa vida tranquila e feliz que espécie de arte surgiria? Chego a pensar que faríamos cromos, anjinhos cor de rosa, e isto me horroriza.

Felizmente a dor existirá sempre, a nossa velha amiga, nada a suprimirá. E seríamos ingratos se desejássemos a supressão dela, não lhe parece? Veja como os nossos ricaços em geral são burros.

Julgo naturalmente que seria bom enforcá-los, mas se isto nos trouxesse tranquilidade e felicidade, eu ficaria bem desgostoso, porque não nascemos para tal sensaboria. O meu desejo é que, eliminados os ricos de qualquer modo e os sofrimentos causados por eles, venham novos sofrimentos, pois sem isto não temos arte.

E adeus, meu grande Portinari. Muitos abraços para você e para Maria.

Graciliano

Arts & Culture


				
					Google disponibiliza acervo com cartas trocadas por Graciliano Ramos e Portinari
FOTO: Divulgação

A plataforma Google Arts & Culture existe para catalogar a memória cultural no mundo. Ela chegou ao Brasil em 2012 e, atualmente, mais de 60 institutos culturais já estão com trabalhos digitalizados, como fundações, museus e galerias de artes, a exemplo da Pinacoteca (SP), Inhotim (MG) e acervos especiais do Museu Nacional (RJ).

No mundo, são mais de 80 instituições de cultura e arte em todos os continentes que estão representadas virtualmente pelo Google.

Acesse oProjeto Portinari

App Gazeta

Confira notícias no app, ouça a rádio, leia a edição digital e acesse outros recursos

Aplicativo na App Store

Tags

Relacionadas