Desbravar os cantos de Alagoas e levar a música clássica para quem, muitas vezes, não tem acesso a concertos grandiosos. O poder transformador e a democratização da cultura estão no foco de quem definiu este tipo de arte como jornada de vida.
Para levar a música erudita para todos, a Orquestra Filarmônica de Alagoas percorre três cidades com apresentações do “Concerto de Aranjuez”. Penedo, Maceió e Arapiraca estão na rota dos músicos, em um circuito gratuito, com apresentações para todos os públicos.
Leia também
Facilitar cada vez mais o acesso aos seus concertos é missão para a Filarmônica. E desta vez, não seria diferente. Graças à Lei Rouanet, com patrocínio master do Instituto Cultural Vale, o público poderá prestigiar música erudita sem nenhum custo. As apresentações começaram em Penedo, ontem (27), e seguem em Maceió, hoje (28). A capital do Agreste, Arapiraca, recebe a Filarmônica no dia 29.

O presidente da cooperativa Filarmônica de Alagoas, Lenivaldo Neto, explica que essa iniciativa vem como incentivo para que o gênero se popularize, chegue a um novo público, principalmente no interior, além de reforçar a gratuidade na série de concertos.
“Vamos ofertar um concerto gratuito trazendo música erudita para esse grande público. É fantástico executar uma peça nunca apresentada em Alagoas e, é claro, que como músico a gente sempre sente que um concerto como esse deve ser apresentado para o máximo de pessoas possível. Poder fazer três sessões em cidades diferentes nos traz uma alegria imensa”, comemora Neto.
Todas as sessões, acontecerão às 19h. Penedo recebeu o público no Centro de Convenções e Eventos Zeca Peixoto. Já na capital alagoana, o concerto será apresentado na Praça Multieventos, na orla de Pajuçara, e em Arapiraca, o “Concerto Clássico” desembarca na Praça de Canafístula. Em todas as sessões, a orquestra vai contar com a participação mais que especial, como solista, do músico Mario Sales, e a promessa é de muita emoção.
Além das apresentações para todo o público, o projeto também inclui mais três “Concertos Didáticos”, que serão voltados para escolas da rede pública. Nessas apresentações, além do tempo de duração ser menor (40 minutos), a formação da orquestra também será menor, já que a ideia é promover a interação com os alunos, como uma espécie de aula/concerto.

O maestro Luiz Martins destaca que, neste concerto, o objetivo é levar a magia da música clássica para alunos de escolas públicas. “Esse é o foco deste ‘braço’ do projeto, mas também, caso tenha espaço, o público em geral poderá assistir. Apresentaremos as canções, falaremos do compositor, época de lançamento; também vamos apresentar os instrumentos da orquestra. Tudo isso para trazer o máximo possível desses alunos para perto da orquestra”, destacou o maestro.
A Orquestra Filarmônica de Alagoas é uma cooperativa de música que já existe a mais de seis anos, contando com séries como a já citada Allegro, Mundo, que engloba os espetáculos ‘Clássicos do Rock’, ‘Flashback 80’s’, ‘Trilhas Sonoras’, ‘Games e Animes’; ‘Nordeste Sinfônica’, ‘Série Câmara’ e, em 2024, vai iniciar seu “braço” educacional, levando aulas de música para alunos do Cepa.
A iniciativa de dar aula de música é para fomentar em jovens o gosto não só de ouvir, mas de tocar um instrumento e, assim, poder formar novos músicos de orquestra e, quem sabe, novas orquestras, já que a Filarmônica de Alagoas é a única, nesse formato, no estado inteiro.
“A música é transformadora, não tenho dúvidas. E poder ofertar isso para os jovens e ver neles nascendo esse amor pela música e, especialmente, pela música clássica é incrível. Eu gosto de pensar que se você oferecer um instrumento musical e uma arma, o jovem sempre vai escolher o instrumento e esse é o nosso objetivo, dar essa escolha”, finalizou o maestro.
*Com colaboração de Paulo Canuto