A exposição "Estética do Invisível" abriu chamada para fotógrafos de todo o País que desejam dar visibilidade a narrativas marginalizadas. Com foco em temas como gênero, diversidade sexual, crise climática, preservação ambiental, questões raciais e populações tradicionais, a iniciativa busca ampliar a representatividade na arte.
A exposição integra a programação do Festival Corpos Visíveis, realizado pela ColetivA DELAS em parceria com a co.liga. O festival, que terá sua quarta edição itinerante no Rio de Janeiro entre janeiro e fevereiro de 2025, selecionará 20 obras que retratam a beleza e a força de "corpos dissidentes".
Leia também
Com patrocínio da Oi S/A, SEREDE, Prefeitura do Rio de Janeiro e Secretaria Municipal de Cultura, "Estética do Invisível" dá destaque à participação de mulheres e pessoas LGBTQIAPN+ na fotografia, tanto como autoras quanto como personagens das obras. As inscrições vão até o dia 2 de dezembro e devem priorizar narrativas de pessoas trans, negras, indígenas, PcD, periféricas e campesinas de todas as regiões do Brasil.
"A arte é um instrumento poderoso para promover a visibilidade e a transformação social. Com a 'Estética do Invisível', queremos dar voz a temas e pessoas que ainda são invisibilizadas", afirma Karina de Abreu, comunicóloga, cineasta e cofundadora da ColetivA DELAS.
Os interessados podem submeter até três fotografias em alta resolução, nos formatos .jpg ou .png, por meio de um link de acesso em plataforma de armazenamento com longa duração (como Google Drive). Links de duração temporária não serão aceitos.
Além da oportunidade de expor seus trabalhos no Festival Corpos Visíveis, os fotógrafos selecionados concorrerão a prêmios em dinheiro que variam de R$ 400 a R$ 600. "Queremos reconhecer o talento e a sensibilidade dos artistas que capturam a essência da diversidade e celebram a beleza em suas múltiplas formas", completa Abreu.
Serviço:
O quê: Inscrições para a exposição "Estética do Invisível"
Quando: até 2 de dezembro de 2024, às 23h59
Onde: AQUI
Sobre a ColetivA DELAS:
A ColetivA DELAS é um hub de impacto social que promove a diversidade, a equidade e a inclusão por meio da economia criativa. Com projetos inovadores que unem cultura, educação e sustentabilidade, a ColetivA busca gerar impacto social e empoderar minorias. Há mais de 10 anos, a organização cria eventos e plataformas de diálogo que impulsionam o empreendedorismo criativo e a construção de um futuro mais justo e inclusivo. Saiba mais em: https://www.coletivadelas.com.br/