Imagem
Menu lateral
Imagem
GZT 94.1
GZT 101.1
GZT 101.3
MIX 98.3
Imagem
Imagem
GZT 94.1
GZT 101.1
GZT 101.3
MIX 98.3
compartilhar no whatsapp compartilhar no whatsapp compartilhar no facebook compartilhar no linkedin
copiar Copiado!
ver no google news

Ouça o artigo

Compartilhe

HOME > notícias > CULTURA

Espetáculo gratuito de dança leva ballroom ao Teatro Deodoro

Com elenco formado por estudantes da ETA/UFAL, show faz parte das atividades de formatura dos alunos

Encerrando o ciclo de mais uma turma de dança da Escola Técnica de Artes da Universidade Federal de Alagoas (ETA/Ufal), o espetáculo “A Categoria é: Queer” chega ao palco do Teatro Deodoro no dia 25 de maio, de forma diversa, vibrante e recheado de diferentes abordagens artísticas. Apresentando ao público a pauta da representatividade, do modo de ser e de viver da comunidade LGBTQIAPN+.

Com elementos da comunidade ancestral Ballroom, nascida nos espaços guetificados de Nova York, em meados da década de 1960, através do pioneirismo da drag queen e mulher transexual negra Crystal LaBeija e os bailes que acolhiam categorias de dança, caracterização e performance, com temas e no formato de batalhas, o espetáculo une artisticamente as trocas de experiências vivenciadas pelos alunos durante os quatro semestres de curso.

Leia também

Sob a direção de Crystian Castro, a perspectiva queer trazida pelo espetáculo dialoga com discussões e reflexões acerca de gênero e sexualidade, considerando principalmente as vivências de pessoas LGBTQIAPN+.

“O termo ‘categoria’, no título, faz alusão a esta estrutura das Ballrooms, bem como enquanto uma ‘categoria’ de análise e reflexão teórico-prática que advém dos estudos da Teoria Queer - campo de pesquisa que faz parte do meu processo de doutoramento em Educação e Artes”, contou Crystian.

De acordo com um dos dramaturgos do espetáculo, Regis Oliveira, o processo de construção da dramaturgia aconteceu com muita cumplicidade e rigor artístico e teórico, para dessa forma propor interlocuções entre o sentido poético da obra, a fisicalidade e os estados corporais e estéticos de cada cena.

Show é cheio de dança vogue, jazz, pop e muitas divas dos anos 80, 90 e 2000
Show é cheio de dança vogue, jazz, pop e muitas divas dos anos 80, 90 e 2000 | Foto: Benita Rodrigues

Para ele, colocar essa pauta em jogo, significa visibilizar as existências que transgridem à norma.”’A Categoria é: Queer’, seria: apresente-se, desfile, exponha o que há de estranho em você, a passarela está aberta para a sua dissidência, para a sua singularidade, para o seu show, para o seu glitter, sua purpurina, seu desconforto. Na categoria ‘Queer’, todos têm lugar.”.

Cheio de dança vogue, jazz, pop e muitas divas dos anos 80, 90 e 2000, a expectativa dos alunos que integram o espetáculo de formatura é conseguir transmitir a mensagem de que as pessoas são diferentes e elas podem assumir suas diferenças sem se preocupar com os padrões sociais.

Fazendo parte dos 13 intérpretes criadores, concluintes do Curso Técnico em Dança, Flaminha Silva revela que o processo de montagem foi desafiador, porque nem todos os corpos estavam familiarizados com os movimentos de dança Vogue, que é a modalidade que conduz o espetáculo.

O espetáculo acontecerá com entrada franca, em duas sessões
O espetáculo acontecerá com entrada franca, em duas sessões | Foto: Benita Rodrigues

A participante ainda afirma que o público com certeza sairá das apresentações com o rompimento de padrões de gênero, pois o espetáculo desconstrói esses padrões através dos movimentos, cores e música.

Vivenciando o sentimento de se despedir do período de estudante e o de iniciar uma novo ciclo, para ela é uma experiência única e repleta de alegrias.

“Cada um de nós teve que enfrentar muitos desafios para estar presente nas aulas durante 2 anos, mas sempre com muita força de vontade. Muitos vinham e voltavam todos os dias do interior, à noite, outros tinham filhos e trabalhavam bastante durante o dia, mas todos os dias estavam presentes. Já estamos com saudades desses dias. Sem dúvidas, o sentimento de fazer parte desse momento é de felicidade e saudade”, disse Flaminha.

O espetáculo acontecerá com entrada franca, em duas sessões, a primeira às 15h, exclusivamente para alunos de escolas públicas; e a segunda, às 19h, aberta para o público em geral.

Serviço:

O quê: Espetáculo de dança - A Categoria é: Queer

Onde: Teatro Deodoro (Centro de Maceió)

Quando: 25 de maio (quinta-feira)

Como: Espetáculo gratuito em 2 sessões, às 15h, apenas para estudantes de escolas públicas, e às 19h, para o público em geral

Informações: @eta.ufal

App Gazeta

Confira notícias no app, ouça a rádio, leia a edição digital e acesse outros recursos

Aplicativo na App Store

Relacionadas