Imagem
Menu lateral
Imagem
GZT 94.1
GZT 101.1
GZT 101.3
MIX 98.3
Imagem
Imagem
GZT 94.1
GZT 101.1
GZT 101.3
MIX 98.3
compartilhar no whatsapp compartilhar no whatsapp compartilhar no facebook compartilhar no linkedin
copiar Copiado!
ver no google news

Ouça o artigo

Compartilhe

HOME > notícias > CULTURA

Em livro com 18 histórias nordestinas, alagoano reimagina a lenda da Mulher da Capa Preta

Em "Farras Fantásticas", Guilherme Ramos e outros dezessete escritores misturam tradições regionais com ficção científica, fantasia e até terror

Dezoito nordestinos se juntaram para pensar o Nordeste por meio da ficção especulativa. Dessa junção de ideias e histórias nasceu a antologia ‘Farras Fantásticas’, lançada no final do ano passado pela editora Corvus. O escritor Guilherme Ramos é o nome alagoano no livro, cuja versão digital pode ser adquirida gratuitamente, na amazon, até amanhã, dia 12 de janeiro. A versão física do livro está disponível em: www.editoracorvus.com.br.

Entre ficção científica, fantasia e até terror, o livro mistura as tradições das festas regionais, como o São João, folguedos, como Reisado e Bumba Meu Boi, e causos, como lobisomens e seres encantados ou assombrados. Tudo isso, como se não fosse suficientemente fantástico, é apenas a base para a imaginação dos autores.

Leia também

Todos os estados do Nordeste estão representados na obra, que além de uma homenagem à cultura popular, traz novas reflexões e leituras desses causos conhecidos.

O alagoano Guilherme Ramos, após ser convidado para a antologia, se deparou com o desafio de sair do lugar comum e reinventar um conto popular. Morador do Prado, bairro de Maceió, ele resolveu reimaginar uma história que assombra e diverte os alagoanos há muitos anos: a lenda da mulher da capa preta.

“Dei uma pesquisada, vi que ela aparece em vários outros estados, mas que aqui em Alagoas tem particularidades interessantes. Pesquisei a lenda, minhas próprias memórias, conversei com pessoas mais antigas e acabou saindo uma história, dentro de uma história, dentro de uma história”, diz o escritor.

Imagem ilustrativa da imagem Em livro com 18 histórias nordestinas, alagoano reimagina a lenda da Mulher da Capa Preta
| Foto: Cortesia/Fátima Costa

Ele explica que não dará mais detalhes para não dar spoilers, mas acrescenta: “A lenda é contada no conto, eu apenas subverti um pouco. É uma cebola, tem várias camadas, uma releitura que acaba criando um outro mistério”.

O livro é um lançamento da editora Corvus, organizado por Ian Fraser, Ricardo Santos e João Mendes. A obra foi viabilizada por meio de uma campanha colaborativa.

Além do alagoano Guilherme Ramos, os escritores André A. Lima, Auryo Jotha, Carol Vidal, Cesar Miranda, Chico Milla, Fernanda Castro, Franz Andrade, G. G. Diniz, Henggo, Henrique Ferreira, Igor Chacon, Laís Lacet, Laísa Couto, Márcio Benjamim, Mariana Madelinn, Nina Ladeia e Thiago Lee participam da antologia. A capa é de Caique Pituba (Bahia).

“O Nordeste tem vários nordestes”, inicia o escritor alagoano, ao comentar sobre a importância da antologia “Farras Fantásticas”. Guilherme Ramos já foi ator, dramaturgo, roqueiro, músico, compositor - e ainda é tudo isso. Mas resume a si mesmo como um apaixonado por contar histórias e espalhar beleza em um mundo duro, que ele acusa de “adultecido demais”.

Do mundo real ele enxerga notas musicais na disposição dos pássaros nos fios elétricos do poste, como fez no projeto ‘Cantiga pra despertar’, disponível na plataforma de áudio Soundcloud. E ainda vê música nas sombras de objetos e nas formas dos nomes e das letras. Tudo isso, diz ele, é uma busca por encontrar no simples algo diferente.

Essa saga pelo inusitado fez o artista começar a compor trilhas sonoras para livros. Inclusive, a trilha sonora que apresenta a antologia com relatos fantásticos do Nordeste é de sua autoria, “tudo é original”, lembra.

Imagem ilustrativa da imagem Em livro com 18 histórias nordestinas, alagoano reimagina a lenda da Mulher da Capa Preta
| Foto: Reprodução

“O Nordeste, pelo que a gente pesquisa, é a região mais medieval do nosso país. As nossas histórias, roupas, instrumentos, lembram muito a Europa medieval, talvez uma herança de todo mundo que passou por aqui e deixou alguma coisa”, diz Gulherme, falando do flerte das nossas lendas e tradições com o épico.

“Eu vejo que, se a gente for olhar, há muita coisa preconceituosa em relação ao Nordeste, quando temos muitos nomes importantes em todas as áreas e já não deveríamos precisar ficar lembrando ao país que o Nordeste é uma das regiões mais valiosas em relação à cultura do Brasil”, reforça o escritor.

“Então, o livro consegue fazer com que se abra um portal para atravessar. Nos permite conhecer os nordestes por dentro do Nordeste, de uma forma que as pessoas têm o coração aberto para receber, na fantasia, no suspense, aquela literatura que instiga a imaginação. É um momento de conhecer os estados que estão aqui do nosso lado e que a gente só acha que conhece. O Nordeste tem muita coisa para mostrar e muita história para contar. Não nos contentamos em ser apenas o que acham de nós.”

O escritor diz que precisamos nos ocupar em transformar a realidade em algo que seja belo. “Bobagens a gente vê todos os dias. Não quero ser mais um, quero dar beleza para as pessoas.”

Serviço:

FARRAS FANTÁSTICAS (Editora Corvus)

Quanto: R$ 50 | www.editoracorvus.com.br/farras

Versão digital pode ser adquirida gratuitamente na Amazon até o dia 12 de janeiro por quem possui Kindle Unlimited

300 páginas

App Gazeta

Confira notícias no app, ouça a rádio, leia a edição digital e acesse outros recursos

Aplicativo na App Store

Relacionadas