Imagem
Menu lateral
Imagem
GZT 94.1
GZT 101.1
GZT 101.3
MIX 98.3
Imagem
Imagem
GZT 94.1
GZT 101.1
GZT 101.3
MIX 98.3
compartilhar no whatsapp compartilhar no whatsapp compartilhar no facebook compartilhar no linkedin
copiar Copiado!
ver no google news

Ouça o artigo

Compartilhe

HOME > notícias > CULTURA

Dois livros lançados pela Edufal concorrem ao Prêmio Jabuti

‘Antígona 16’ e ‘Retratos do narrador cínico: confissões em lugares fechados’ são os indicados deste ano


				
					Dois livros lançados pela Edufal concorrem ao Prêmio Jabuti
Eraldo Ferraz, diretor da Edufal, apresenta as duas obras indicadas ao prêmio nacional. Ascom Ufal

Dois livros lançados pela Editora da Universidade Federal de Alagoas concorrem ao Prêmio Jabuti Acadêmico 2024: ‘Antígona 16’, de autoria da Escola de Psicanálise (Toro); e Retratos do narrador cínico: confissões em lugares fechados, que é uma parceria da Edufal com a Editora da Universidade Estadual de Alagoas (Eduneal) e tem a autoria de Roberto Sarmento Lima.

A Edufal já ganhou o Prêmio Jabuti Acadêmico em 2016, na área da Psicologia, Psicanálise e Comportamento, com a obra Lacan chinês: poesia, ideograma e caligrafia chinesa de uma psicanálise, de autoria do professor e psicanalista Cleyton Andrade, do Instituto de Psicologia da Ufal. “Essa conquista já provou o nível alto da qualidade das nossas edições e, para o prêmio 2024, estamos esperançosos por mais um reconhecimento com as duas obras indicadas”, afirma o diretor da Edufal, professor Eraldo Ferraz.

Leia também

ANTÍGONA 16

Concorrendo na categoria Psicologia e Psicanálise, a obra ‘Antígona 16’ relata o trabalho de 27 anos da Escola de Psicanálise — Toro, abordando suas movimentações e a atuação dos seus membros.

“O diálogo constante com a universidade tem sido rigorosamente operado por nossa Escola, motivo de valiosa instrumentação para o enfrentamento permanente da doutrina freud-lacaniana. Antígona 16 é um lugar decisivo e decidido para o diálogo da Universidade com a psicanálise que nossa Escola transmite e representa”, declara Taciana Mafra, representante da Toro, que acrescentou ter recebido a notícia da indicação com entusiasmo.

NARRADOR CÍNICO

O outro livro indicado, ‘Retratos do Narrador Cínico: Confissões em Lugares Fechados’, concorre na categoria Letras, Linguística e Estudos Literários. A obra retrata os vínculos entre literatura e realidade social, quando analisa o processo da narração numa perspectiva fronteiriça com a história. “A Eduneal está muito confiante e feliz com a indicação da obra junto à Edufal, e o livro possui um enorme potencial, gerando uma grande expectativa”, diz o diretor da Editora da Uneal, professor Renildo Ribeiro-de Siqueira.

O autor da obra, Roberto Sarmento Lima, ressalta a alegria da indicação por meio da Edufal. “Foi, então, com muita satisfação que recebi a notícia de que meu último trabalho acadêmico foi indicado para o Prêmio Jabuti. Só tenho a dizer da minha alegria de concorrer a esse prêmio”, afirma Sarmento.

O diretor da Edufal reforça a importância da parceria entre as duas instituições em relação ao livro ‘Retratos do Narrador Cínico’. “A escolha do livro de Sarmento deu-se considerando o valor de um texto literário, bem como a parceria com a Eduneal que tem publicações, também, de alta qualidade para o público acadêmico de nível superior”, destaca.

PRÊMIO JABUTI ACADÊMICO

O Prêmio Jabuti é o principal reconhecimento literário do Brasil, e tem sido uma plataforma duradoura para celebrar e destacar talentos nacionais, tornando-se uma referência incontestável no cenário literário.

A premiação acadêmica visa reconhecer que, também nessa área, há produções importantes e de inestimável valor literário, escritor por pesquisadores de todo o Brasil. Para mais informações, basta acessa ro site: www.premiojabuti.com.br.

App Gazeta

Confira notícias no app, ouça a rádio, leia a edição digital e acesse outros recursos

Aplicativo na App Store

Relacionadas