Imagem
Menu lateral
Imagem
GZT 94.1
GZT 101.1
GZT 101.3
MIX 98.3
Imagem
Imagem
GZT 94.1
GZT 101.1
GZT 101.3
MIX 98.3
compartilhar no whatsapp compartilhar no whatsapp compartilhar no facebook compartilhar no linkedin
copiar Copiado!
ver no google news

Ouça o artigo

Compartilhe

HOME > notícias > CULTURA

Derico e Marcelo Martins se apresentam no Deodoro nos dias 12 e 13 de outubro

Shows contarão com apresentações do Clube do Jazz Maceió, Ana Galgani, Flora, The New Stars e Bruno Berle

Após quase dois anos de luzes apagadas e de uma plateia sombriamente silenciosa, a música volta ao centenário Teatro Deodoro esta semana. Em cena, o Jazz Panorama ao Vivo, o maior evento de música instrumental de Alagoas. Serão duas sessões, com apresentações de dois grandes nomes do saxofone brasileiro. No feriado, dia 12, Derico; e no dia 13, Marcelo Martins. Os espetáculos começam às 20h.

Nesse horário, quando as cortinas do mais importante palco de Alagoas se abrirem, o público poderá conferir a maestria dos convidados e dos anfitriões, o Clube do Jazz Maceió, grupo formado por alguns dos nossos maiores e mais experientes artistas - como o jazzman Félix Baigon. Além do Clube, jovens talentos reforçam os shows: as cantoras Flora Uchoa e Ana Galgani, o músico Bruno Berle e o grupo The New Stars.

Leia também

RECORDE DE PÚBLICO

Derico é recordista de público no projeto. Em 2019, ao lado do Clube do Jazz Maceió, músico fez duas sessões com ingressos esgotados
Derico é recordista de público no projeto. Em 2019, ao lado do Clube do Jazz Maceió, músico fez duas sessões com ingressos esgotados | Foto: Ailton Cruz

No feriado, 12 de outubro, é o músico João Frederico Sciotti, mais conhecido como “Derico”, quem inaugura o retorno do jazz aos palcos alagoanos, depois do momento mais crítico da pandemia de Covid-19. A última edição do projeto ocorreu em fevereiro de 2020.

Derico ficou nacionalmente conhecido por acompanhar, no saxofone, os números musicais do Programa do Jô. Como integrante do famoso Quinteto de Jô Soares, ele tocou ao lado de Gilberto Gil, Ed Motta, Roberto Carlos, Chick Corea, Ray Conniff e outros monstros. O músico volta ao Jazz Panorama ao Vivo com um título: é dele o recorde de público do projeto em Maceió. Em 2019, quando aqui esteve pela primeira vez, Derico e o Clube do Jazz Maceió esgotaram os ingressos nas duas sessões realizadas no Teatro de Arena Sérgio Cardoso (anexo ao Deodoro).

Profissional desde os 11 anos de idade, Derico começou seus estudos de música clássica aos 5 anos. Paralelamente à sua carreira erudita, Derico Sciotti se desenvolveu também em outros estilos musicais como jazz, blues e música experimental. Como multi-instrumentista, colaborou e trabalhou com vários artistas como Dominguinhos, Diana Pequeno, Trovadores Urbanos, Ana de Hollanda, Chico César, Eliete Negreiros, além de participar, com o Grupo nima, de shows com o alagoano Hermeto Paschoal, Egberto Gismonti e Itamar Assumpção.

Derico se apresentará ao lado do Clube do Jazz Maceió (com Felix Baigon no contrabaixo, Allysson Paz na bateria e Jailson Britto no sax), além de outros músicos convidados como Ricardo Lopes (na guitarra), Luizinho Assis (piano) e Almir Medeiros (flauta e saxofone).

MARCELO MARTINS

Marcelo Martins se apresenta ao lado do Clube do Jazz Maceió e show será aberto por Ana Galgani e The New Stars
Marcelo Martins se apresenta ao lado do Clube do Jazz Maceió e show será aberto por Ana Galgani e The New Stars | Foto: Divulgação

Na quarta-feira, 13 de outubro, é a vez do saxofonista Marcelo Martins subir ao palco do Teatro Deodoro. O músico é uma das maiores referências do instrumento no Brasil e teve sua primeira parceria com o baixista Arthur Maia, que o apresentou a Djavan, com quem participou de turnês nacionais e internacionais e gravou 9 discos. Foi para o estúdio com grandes nomes da MPB, como Airto Moreira, Flora Purim, Caetano Veloso, Marisa Monte e Eumir Deodato, para citar apenas alguns. Depois de se apresentar no Lincoln Center com a Orquestra Ouro Negro, gravou o primeiro CD solo, Do Outro Lado (2013), considerado um dos melhores álbuns daquele ano. Atualmente, ele integra a Orquestra Atlântica, da qual é cofundador. No Jazz Panorama ao Vivo, Martins também será acompanhado pelo Clube do Jazz Maceió.

A abertura desse segundo dia de espetáculo será com Ana Galgani, da banda Divina Supernova. Logo depois, as cantoras do grupo The New Stars tomam conta do palco. A banda de mulheres, formada por LoreB, Llari Gleiss e Andréa Laís, apresentarão um repertório de Bossa Nova.

JAZZ PANORAMA

O Jazz Panorama ao Vivo traz ao palco o mesmo formato didático e informativo do programa Jazz Panorama, apresentado há mais de 30 anos no rádio por Juan Maurer. Os números musicais são intercalados pelas intervenções do apresentador, que cita informações técnicas e fatos históricos relativos às composições e notas sobre seus autores e os intérpretes que estarão no palco. O projeto Jazz Panorama ao Vivo tem a curadoria de Maurer e a direção musical do contrabaixista Felix Baigon. Os espetáculos são apresentados sempre com a participação do grupo Clube do Jazz Maceió, que traz convidados de renome da música instrumental brasileira.

App Gazeta

Confira notícias no app, ouça a rádio, leia a edição digital e acesse outros recursos

Aplicativo na App Store

Relacionadas