Imagem
Menu lateral
Imagem
GZT 94.1
GZT 101.1
GZT 101.3
MIX 98.3
Imagem
Imagem
GZT 94.1
GZT 101.1
GZT 101.3
MIX 98.3
compartilhar no whatsapp compartilhar no whatsapp compartilhar no facebook compartilhar no linkedin
copiar Copiado!
ver no google news

Ouça o artigo

Compartilhe

HOME > notícias > CULTURA

Com entrada gratuita, grupo de São Paulo apresenta peça de teatro para bebês em Maceió

Sobrevento apresenta a peça "Meu Jardim", voltada para crianças de seis meses a três anos

À primeira vista, fazer teatro para bebês pode parecer uma loucura, mas é justamente o que o grupo Sobrevento, de São Paulo, faz há 15 anos. Direcionado para crianças de 6 meses a 3 anos, o espetáculo "Meu Jardim", mais recente produção da companhia, chega a Maceió para duas sessões gratuitas, no sábado (20) e domingo, às 15h, no Teatro Jofre Soares, no Sesc Centro.

Falando de sonhos e esperança para transformar o mundo, a peça, segundo o diretor Luiz André Cherubini, é uma experiência lúdica única para os pequenos cidadãos.

O grupo paulista é formado por atores e atrizes que viraram pais e perceberam uma lacuna na produção teatral nacional, que não se voltava à primeira infância. Resolveram eles mesmos produzirem peças de animação capazes de encantar os filhos deles e de outros papais e mamães.

De acordo com o diretor do grupo, os bebês são seres humanos plenos, que estão prontos desde que nascem, e fazer teatro para eles proporciona uma integração social, convívio comunitário que todo ser humano tem direito.

Artigos Relacionados

“É muito injusto privar os bebês desse direito do acesso à arte, que é um direito inalienável. O teatro para bebês tem uma particularidade, que são exatamente essas pequenas figuras, que chegam sem nenhum tempo de convenções sociais, sem o conhecimento das maneiras de fazer gracinhas cultivadas pelo teatro”, diz ele.

Além dos benefícios trazidos para as crianças, ainda segundo Luiz André, o teatro também ganha demais, pois com o público infantil é possível transformar o teatro em tudo aquilo que se sonha, com menos convenções, sem o afastamento do público e com muita alegria.

O espetáculo "Meu Jardim" surge a partir do texto de uma autora belga e possui elementos sonoros e visuais próprios, sendo composto por uma montagem que contém peculiaridades da cultura brasileira, ludicidade e um diálogo sobre um futuro esperançoso.

Com uma imensa bagagem, o espetáculo já foi apresentado em Madri, Santiago de Compostela e em diversas cidades da Catalunha, na Espanha, na França, em Charleville-Mezières, em Banská Bystrica e Hriňová, na Eslováquia. Além disso, todas as creches públicas e conveniadas de São Bernardo do Campo - SP, já receberam o grupo Sobrevento.

Imagem ilustrativa da imagem Com entrada gratuita, grupo de São Paulo apresenta peça de teatro para bebês em Maceió
| Foto: Divulgação

“O espetáculo fala sobre esperança, mas todo teatro é um gesto de esperança, no fundo todo teatro quer construir alguma coisa. É um encontro mágico, os bebês se encantam, se maravilham com tudo que acontece, diferente do que pensam não existe choro, ou gritos, acontece encantamento e aprendizado”, conta Cherubini.

Ele explica que o grupo tem 35 anos de carreira e é o pioneiro no universo do teatro para bebês no Brasil. O grupo Sobrevento é considerado, internacionalmente, um dos maiores expoentes brasileiros do Teatro de Animação. Além dos espetáculos, o grupo também realiza oficinas que promovem um intercâmbio com educadores, companhias de teatro locais, escolas e universidades de teatro, estabelecendo um espaço para discussão de processos de criação e de produção, tentando estimular a criação de espetáculos voltados para a primeira infância. Em Maceió, as oficinas, de forma gratuita, aconteceram nos dias 18 e 19, para professores da rede pública.

Animado com a chegada do espetáculo no palco do Teatro Jofre Soares, o ator e diretor Luiz André afirma que as expectativas são boas, mas nunca se sabe o que irá acontecer, pois com cada público acontece diferentes encontros.

“São públicos diferentes, reações diferentes e isso é lindo de ver. Cada espetáculo é um desafio, pois nunca sabemos quais crianças nos esperam, eles são bebês e reagem de maneiras diversas”, diz.

"Mas garantimos que a experiência será linda e que eles e os pais sairão provocados do espetáculo. Isso podemos garantir", finaliza.

App Gazeta

Confira notícias no app, ouça a rádio, leia a edição digital e acesse outros recursos

Aplicativo na App Store

Relacionadas