Imagem
Menu lateral
Imagem
GZT 94.1
GZT 101.1
GZT 101.3
MIX 98.3
Imagem
Imagem
GZT 94.1
GZT 101.1
GZT 101.3
MIX 98.3
compartilhar no whatsapp compartilhar no whatsapp compartilhar no facebook compartilhar no linkedin
copiar Copiado!
ver no google news

Ouça o artigo

Compartilhe

HOME > notícias > CULTURA

Com direção de alagoano, filme "Transversais" estreia hoje na Netflix

Para Émerson Maranhão, filme chega ao streaming para potencializar o protagonismo das pessoas trans

O longa-metragem “Transversais'', do cineasta e jornalista alagoano Émerson Maranhão, estreia, nesta terça-feira (15), na Netflix. O documentário chega ao streaming após uma temporada de sucesso no circuito comercial e em festivais de cinema nacionais e internacionais.

Produzido por Allan Deberton (“Pacarrete”), o filme traz depoimentos de quatro pessoas trans que resgataram suas histórias, seus processos de autodescoberta, de trânsitos e jornadas. Além disso, uma mulher cisgênero também participa ao contar sua luta contra a transfobia depois de se descobrir mãe de uma adolescente trans.

Leia também

Após circular nos festivais e entrar em cartaz nos cinemas no mês de fevereiro, o filme chega ao streaming para dar mais visibilidade à comunidade trans, de acordo com o diretor alagoano.

Natural de Arapiraca, em Alagoas, mas radicado no Ceará desde o fim da década de 1990, Émerson Maranhão diz acreditar que Transversais é importante pela visibilidade que dá à causa da transgeneridade.

Filme traz depoimentos de quatro pessoas trans que resgataram suas histórias
Filme traz depoimentos de quatro pessoas trans que resgataram suas histórias | Foto: Reprodução

“Dar voz e o lugar de protagonista para pessoas trans é um trabalho de formiguinha e essa é a nossa missão. Com a ida do filme para a Netflix, nós conseguimos potencializar ainda mais esse protagonismo”, diz o diretor.

De acordo com o cineasta, toda a equipe está feliz com a chegada do longa na plataforma de streaming. Além disso, o sentimento de missão cumprida é sentido desde as estreias nos cinemas brasileiros.

“Conseguimos perceber que as intenções do filme foram cumpridas ao assistir as sessões de pré-estreia nas cidades em que o filme percorreu e ver as feições do público, ao ver as boas críticas recebidas. Eu e toda a equipe estamos empolgados com os resultados que a chegada ao streaming trará”, afirma Émerson.

HISTÓRIAS REAIS NA TELA

Entre as pessoas trans que participam do filme estão Samilla Marques, uma funcionária pública; Érikah Alcântara, uma professora; Caio José, um enfermeiro; e o acadêmico Kaio Lemos. Eles e elas passaram por um delicado processo de autoaceitação até compreenderem a sua subjetividade.

Emérson Maranhão é natural de Arapiraca, em Alagoas, mas atua no Ceará desde os anos 1990
Emérson Maranhão é natural de Arapiraca, em Alagoas, mas atua no Ceará desde os anos 1990 | Foto: Divulgação

A jornalista Mara Beatriz, mulher cisgênero, enfrentou a transfobia de perto e refez sua vida ao tomar conhecimento que era mãe de uma adolescente transgênero. Hoje, é uma das mais ativas militantes do grupo Mães pela Diversidade, no Ceará.

Além de ser muito bem recebido em sua estreia na 45ª Mostra Internacional de Cinema em São Paulo, o longa do cineasta alagoano também recebeu a nota máxima de Denis Le Senechal Klimiuc, do Cinema com Rapadura.

O crítico Chico Fireman recomendou o longa e escreveu que “[o] radicalismo de Transversais está em como seu tom é de entendimento numa época de intolerância. [E o filme] deveria ser matéria obrigatória em qualquer escola.”

Uma das personagens retratadas no filme, Samilla Marques Aires diz que Transversais é uma obra que rompe paradigmas. “Para mim, estar em Transversais é um motivo de orgulho. Fico muito feliz de compartilhar minha história, para que as pessoas conheçam nossas dificuldades e, mais que isso, nossas superações. Para mim, este filme é sobre superação. É claro que tem que ter muita coragem, nem todo mundo gosta de expor suas dores. Mas, de certa forma, me alivia fazê-lo, num momento em que pode ajudar outras pessoas."

App Gazeta

Confira notícias no app, ouça a rádio, leia a edição digital e acesse outros recursos

Aplicativo na App Store

Relacionadas