Circuito Penedo de Cinema divulga filmes selecionados para 2021

Processo de seleção avaliou um recorde de 873 curtas inscritos; setenta e um filmes irão participar da 11ª edição do evento

O Circuito Penedo de Cinema divulgou lista com os 71 filmes selecionados para as mostras que integram o evento. Mesmo diante de um ano bastante adverso para o setor audiovisual, o evento bateu recorde de inscrições, com 873 proponentes. O Circuito acontecerá entre os dias 22 e 28 de novembro, em formato híbrido (on-line e presencial).

A organização do evento lembra que os realizadores selecionados devem enviar, até o dia 27 de setembro, uma cópia em HD do filme para o e-mail respectivo a cada mostra. Os filmes serão exibidos na plataforma do Circuito Penedo de Cinema, além de haver sessões abertas ao público, respeitando todo protocolo de segurança. Assim, tanto o público já habituado com o evento quanto aqueles que nunca puderam ir à mostra poderão desfrutar de uma vasta programação gratuita.

A programação conta com a exibição dos 71 filmes, distribuídos entre o 14º Festival de Cinema Brasileiro, o 11º Festival de Cinema Universitário, o 8º Festival Velho Chico de Cinema Ambiental e a 11ª Mostra de Cinema Infantil.

Confira a lista completa das obras nas redes sociais do festival.

SELEÇÃO DOS FILMES

Cada mostra contou com curadoria diferente. Os responsáveis pelo 14º Festival do Cinema Brasileiro foram o realizador e pesquisador Nuno Balducci, o crítico e pesquisador de cinema Ricardo Lessa e a cineclubista e fundadora da Mostra Ebgbé Luciana Oliveira. A curadoria do 11º Festival Universitário foi feita pela produtora e pesquisadora Maysa Santos, o jornalista Felipe Guimarães; e pela professora Raquel Monte.

A comissão de seleção do 11º Festival Velho Chico de Cinema Ambiental foi composta pela cineclubista e produtora cultural Yanara Galvão, a bióloga Milena Dutra e o professor Claudio Sampaio. Já os filmes da 11ª Mostra Infantil tiveram o grupo de curadores formado pela professoras Camila Porto e Joseane do Espírito Santo, além do produtor cultural Devyd Santos.

SOBRE O CIRCUITO PENEDO DE CINEMA

Ano após ano, o Circuito se reinventa e busca abrir espaço para novas discussões, sempre reafirmando seu papel como instrumento para olhares e perspectivas sobre o vasto patrimônio audiovisual alagoano e nacional em diálogo com a educação. Durante sete dias, a cidade histórica de Penedo recebe uma programação intensa e gratuita. Com a execução também digital do Circuito, além dos filmes disponibilizados no site do evento, debates, rodas de conversa e oficinas passaram a acontecer em formato on-line. O programa engloba, ainda,a exibição de longas-metragens brasileiros e uma retrospectiva da Mostra Sururu de Cinema Alagoano.

O festival se apresenta como lugar de resistência e luta diante das situações adversas para o campo da cultura no país. É nesse contexto de reafirmação do cinema nacional, de suas produções e da empregabilidade promovida pelo setor que o evento se faz ainda mais importante.

O Circuito, composto por três festivais competitivos, mostras não-competitivas e pelo 11º Encontro de Cinema Alagoano, é uma realização do Instituto de Estudos Culturais, Políticos e Sociais do Homem Contemporâneo (IECPS), da Secretaria de Estado da Cultura (Secult) e da Universidade Federal de Alagoas (Ufal), com patrocínio do Comitê da Bacia Hidrográfica (CBHSF), da Prefeitura de Penedo e do Sebrae Alagoas.