Imagem
Menu lateral
Imagem
GZT 94.1
GZT 101.1
GZT 101.3
MIX 98.3
Imagem
Imagem
GZT 94.1
GZT 101.1
GZT 101.3
MIX 98.3
compartilhar no whatsapp compartilhar no whatsapp compartilhar no facebook compartilhar no linkedin
copiar Copiado!
ver no google news

Ouça o artigo

Compartilhe

HOME > notícias > CULTURA

Bloco dos bobos: jovens de Tatuamunha se juntam para resgatar tradição da região

Bobos Gaiatos desfilam neste sábado em Porto de Pedras, no Litoral Norte, com máscaras gigantes e ao som do frevo

Ao norte do litoral alagoano, o povoado de Tatuamunha, em Porto de Pedras, festeja um carnaval peculiar. O Cortejo dos Bobos, tradição secular daquela região, estava ameaçado pela ação do tempo, mas foi retomado este ano por jovens da própria comunidade. A chamada ?ação-piloto? do projeto "Bobos Gaiatos" é um bloco carnavalesco com o gosto e a forma dos antigos carnavais de mascarados. A festa toma as ruas do povoado pesqueiro na tarde deste sábado (22), a partir das 15h.

Encontrados entre o mar e o mangue, em pés de manga, reinando por aí, os bobos adoram um flau de mangaba, um banho salgado e de ter os pés descalços a correr no mato. - Existe todo tipo de descrição para essas ?criaturas?, que há anos vivem no imaginário dos alagoanos do Litoral Norte e que mais uma vez ganharão as ruas de Porto de Pedras, no bloco "Bobo Gaiato".

Leia também

Os bobos mascarados são parte importante das tradições carnavalescas do povoado Tatuamunha. Por lá, gerações inteiras tiveram infâncias marcadas por grandes cabeças e folia. A principal característica da brincadeira dos bobos é uma caracterização pitoresca e de expressividade única. Na época do carnaval, os moradores elaboravam as próprias máscaras, com barro, goma de mandioca, papel e tintas, e se vestiam para brincar. Além das máscaras, eles utilizavam adornos, folhas e roupas velhas, chegando até mesmo a cobrir mãos e pescoços, tudo para que ninguém soubesse quem era quem.

Alexandre Marlon nasceu e cresceu na região, ele lembra que participou (mascarado) uma única vez da brincadeira, que começou a definhar logo que ele chegou à adolescência. Na memória, no entanto, o jovem guarda o que via e ouvia: amigos, primos e familiares "mais velhos" ostentando grandes cabeças e desfilando pelas ruas ao som do tarol e de apitos frenéticos. "É a maior festa que existe na minha memória".

Imagem ilustrativa da imagem Bloco dos bobos: jovens de Tatuamunha se juntam para resgatar tradição da região
| Foto: FOTO: Viviane Lima

Alexandre e mais dois amigos de infância, Thiago Souza e Sebastian Paiva, são os responsáveis pelo coletivo Bobo Gaiato. Eles tomaram para si a missão de salvaguardar a tradição dos bobos e dos carnavais dos mascarados. Para eles, o bloco carnavalesco que sai neste sábado dará o impulso que precisavam para transformar a ideia em algo maior.

"O bloco é o projeto piloto. É um caminho para conscientizar a população sobre a própria cultura. Quando nós nos lembramos da nossa época, a gente mobiliza um sentimento de pertencimento que eu nem consigo descrever. É algo muito nosso", diz Alexandre.

O bloco sairá no sábado de carnaval acompanhado por um orquestra de frevo e pelas cambindas, outra manifestação cultural que resiste em Porto de Pedras. O acesso é gratuito - mas não esqueça de levar umas moedinhas para dar aos bobos.

MESTRE MASCAREIRO

Imagem ilustrativa da imagem Bloco dos bobos: jovens de Tatuamunha se juntam para resgatar tradição da região
| Foto: FOTO: Viviane Lima

Os jovens do projeto Bobo Gaiato reconheceram a resistência do Mestre Gilberto, que mantém viva a arte das máscaras no povoado. Eles promoveram, nas prévias do bloco, uma oficina com crianças e jovens da região, iniciando o trabalho de salvaguarda desse saber.

Seu Gilberto é pedreiro por profissão, mas nunca deixou de lado o ofício de mascareiro. As primeiras máscaras do artista foram confeccionadas ainda na adolescência. Autodidata, aprendeu a técnica sozinho, para brincar ao lado dos amigos. Na época, os bobos dominavam as ruas de Tatuamunha; hoje, são raros. "Com o tempo foi diminuindo, os mais velhos foram morrendo, e essa turma mais nova gosta de outras brincadeiras", diz ele.

Imagem ilustrativa da imagem Bloco dos bobos: jovens de Tatuamunha se juntam para resgatar tradição da região
| Foto: FOTO: Celso Brandão / Acervo pessoal

O coletivo de jovens foram até a residência do mestre, que se mostrou animado com a ação dos rapazes.

"As crianças tiveram contato com o processo de construção dessa máscara. E foi um momento muito especial. Desde a nossa infância seu Gilberto faz máscaras para todos e agora nós ajudamos a passar esse saber para as próximas gerações", conta Alexandre.

Imagem ilustrativa da imagem Bloco dos bobos: jovens de Tatuamunha se juntam para resgatar tradição da região
| Foto: FOTO: Viviane Lima

App Gazeta

Confira notícias no app, ouça a rádio, leia a edição digital e acesse outros recursos

Aplicativo na App Store

Tags

Relacionadas