O que define uma banda infantil? Seriam os figurinos coloridos e brilhantes? As músicas que evocam positividade e alegria? A abordagem lúdica e imaginativa? "Temos tudo isso, mas eu diria que o principais ingredientes são o amor e a alegria de compartilhar momentos incríveis com as famílias", afirma Roberta Aureliano, criadora e vocalista da banda Cazuadinha, grupo que completa sete carnavais este ano. Para celebrar a trajetória de sucesso, a maior banda infantil de Alagoas realiza um show especial e gratuito neste sábado (15), em Maceió, das 8h às 10h da manhã, na Praça Gogó da Ema (Ponta Verde).
Lá em 2013, quando a Cazuadinha subiu pela primeira vez ao palco, os integrantes não sabiam que o projeto se tornaria referência de animação infantil em Alagoas e que também conquistaria públicos de diversos locais do país - até mesmo os adultos.
Leia também
"O que nunca mudou na banda foi a essência da Cazuadinha: fazer com alegria música para a família. A gente já se conscientizou de que não somos uma banda somente para as crianças, a Cazuadinha é para todas as idades. A banda é para a criança que existe dentro de você", diz Roberta Aureliano.
Nos espetáculos, Roberta interpreta Pingoo, que comanda o grupo nos vocais e anima a criançada e os adultos que embarcam nos frenéticos shows da banda, que exibe o mesmo pique dos astros do axé music.

"A Cazuadinha nasceu no Carnaval. E acho que é por isso que temos esse pique, esse gás. Levamos a mesma animação para qualquer época do ano, é como se a Cazuadinha levasse com ela o carnaval. Nosso repertório é sempre atualizado, mas sem esquecer das músicas que estão nos corações do nosso público. Então acabam entrando canções que fazem os pais também lembrarem da infância e compartilharem aquela sensação com os filhos", continua a cantora.
E por falar em axé, o show que a banda apresenta neste sábado (15) é especialmente dedicado ao carnaval, com as músicas infantis nos ritmos da folia, mas também com clássicos do principal gênero musical da época - além dos hits moderninhos, que as crianças sabem de cor e salteado. O espetáculo é inédito e apresentará ao público os personagens originais da banda e figurinos novos. Além de Pingoo, as crianças irão brincar com: Homem Vaca (Paulinho Keita - maestro e percussão); Mágico (Osiel Santana - guitarra); Uirapuru (Mão Neris - baixo); Osorinho (Igor Castro - bateria); Chachá (Reinaldo Marques - sax e flauta); Beethoven (Dinho Zampier - teclado); além das dançarinas Karoky (Sidyanne Lymma) e Nick (Gaby Ferreira).
"Será um sábado de surpresas e de muita animação. Levaremos ao palco um repertório eletrizante, figurinos ainda mais divertidos, personagens que as crianças irão adorar e, o mais importante, a alegria da banda em fazer parte desse evento lindo", diz a intérprete de Pingoo.
ALEGRIA EM ASCENSÃO
A banda alagoana tem muito a comemorar em seu aniversário de sete anos. No ano passado, a Cazuadinha passou por um processo de consolidação do nome para além das fronteiras regionais. No carnaval, por exemplo, o grupo dividiu o trio com a cantora Gilmelândia, em Salvador, na Bahia. a banda ainda circulou por Pernambuco, Sergipe, Espírito Santo, Distrito Federal e Mato Grosso.
"Este ano optamos por brincar o carnaval com o nosso público, com os fãs que nos acompanham e amam a banda, além de estarmos trabalhando dia e noite preparando as novidades que vêm por aí. Além do show de sábado, temos outros shows abertos em Alagoas. No dia 18 estaremos em São Miguel dos Campos, no dia 21 em Delmiro Gouveia, no dia 22 estamos no Maceió Shopping, dia 23 em Pilar, no dia 24 em Igreja Nova e em Rio Largo e, no dia 25, voltamos com um mega show no Maceió Shopping novamente", detalha a empresária Izabelly Sena.
"São sete anos fazendo parte dos sonhos de centenas de famílias e de crianças por todo o Brasil. E temos a confiança de que muito mais está vindo por aí, pois trabalhamos com seriedade e com respeito. Um dos grandes diferenciais da banda é justamente este, a consciência da responsabilidade que temos com o público, nosso trabalho é profissional e, para completar, feito com amor", finaliza a produtora.
POLO DA INCLUSÃO

Evento oficial das prévias carnavalescas de Maceió, o 'Polo da Inclusão' é uma iniciativa da Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais (Apae) e receberá o show gratuito da banda Cazuadinha. O Polo faz um convite para lembrar, mesmo na folia, de respeito e inclusão.
"Fazer esse show, nesse espaço inclusivo, é muito importante para nós, da Cazuadinha. É como diz uma música do Saulo - aprendi a amar assim do seu jeito -. Essa música fala do amor que os pais têm pelo filho que vem, desde a hora em que os pais sabem que a mãe está grávida. Eles já amam a criança, independente de qualquer coisa. E é desse amor que o Polo da Inclusão fala, é esse amor que vamos celebrar no show. Porque é o amor que importa", afirma Roberta.
O acesso ao espaço é gratuito e o show começa às 8h e vai até às 10h, horário em que outros blocos começam a circular pela orla. O convite é para chegar junto na folia, não importa a idade.
"Convidamos a todos os que se permitem cair na folia, dançar, cantar com a gente e mostrar que ser criança é um estado de espírito. Será um show para ficar na história, com muita alegria e com um repertório digno do carnaval de Maceió. O convite é para as famílias que querem cair na folia com a família Cazuadinha.".