Reserva no Manchester United, mas com prestígio com Tite: Fred briga por vaga no time titular da Seleção

Meio-campista foi titular em grande parte do ciclo para a Copa do Mundo, mas perdeu espaço no seu clube. Jogador concorre a vaga com Vini Jr para quinta-feira

O técnico Tite tem uma dúvida para a escalação da Seleção Brasileira para a estreia da Copa do Mundo, contra a Sérvia, na quinta-feira, Às 16h. Com praticamente todo o time definido, o treinador ainda matuta na cabeça entre Fred ou Vini Jr para o onze inicial diante dos europeus.

O meio-campista do Manchester United, que foi titular na maior parte dos jogos desde o início das Eliminatórias Sul-Americanas, é homem de confiança do treinador brasileiro, mas vive uma situação delicada em seu clube.

Com a chegada do técnico Erik ten Hag aos Diabos Vermelhos, o jogador perdeu espaço no time titular e foi reserva em sete das 11 partidas do clube na Premier League. Nos últimos quatro duelos antes da Copa do Mundo, inclusive, o camisa 17 foi banco em todas, sendo que sequer entrou nas últimas duas.

A fase do atleta ligou um alerta na busca pela titularidade no Mundial do Qatar, uma vez que, diferentemente de outros momentos, agora Fred tem concorrência. A principal dúvida de Tite é entre montar uma equipe mais ofensiva ou mais cautelosa.

Caso opte pela formação ofensiva, a tendência é que Vini Jr ganhe a vaga do meio-campista do United, fazendo com que Lucas Paquetá jogue mais recuado. Caso contrário, é justamente Paquetá quem vai atuar aberto pela esquerda, com Fred centralizado ao lado de Casemiro.

Na Data Fifa de setembro, quando o Brasil enfrentou Gana e Tunísia, Tite testou exatamente as duas formações. Contra os ganeses, Vini Jr foi titular para Paquetá jogar mais recuado. Já diante dos tunisianos, o atacante do Real Madrid deu lugar a Fred no Parque dos Príncipes.

Nos treinos em Turim, o indício mais claro foi de Vini Jr ganhando a vaga. Apesar de não esboçar o time para valer, Tite testou, em um dos poucos trabalhos em que simulou jogo em atividade aberta à imprensa, uma formação que contava com Vini e Fred na mesma equipe. No entanto, em todo o tempo o treinador posicionou Lucas Paquetá como segundo volante, onde Fred atua.

Desde o começo das Eliminatórias, o Brasil entrou em campo 28 vezes. Deste número de jogos, Fred foi titular em 17 partidas. Resta ao treinador decidir o que quer diante dos sérvios: cautela ou ofensividade.

Nesta segunda-feira, Tite fechou o treino no Estádio Grand Hamad, e Raphinha e Richarlison, que concederam entrevista coletiva na sequência, não deram nenhuma pista da equipe. A dois dias da estreia, Fred ainda luta para por uma vaga no time titular.