Imagem
Menu lateral
Imagem
GZT 94.1
GZT 101.1
GZT 101.3
MIX 98.3
Imagem
Imagem
GZT 94.1
GZT 101.1
GZT 101.3
MIX 98.3
compartilhar no whatsapp compartilhar no whatsapp compartilhar no facebook compartilhar no linkedin
copiar Copiado!
ver no google news

Ouça o artigo

Compartilhe

HOME > notícias > CONCURSO E EDUCAÇÃO

UFAL abre cinco editais para ocupação de mais de três mil vagas ociosas

Entre os editais, os interessados podem optar por reingresso, reopção, mudança de turno, transferência externa, reintegração, portador de diploma e segunda licenciatura

A Universidade Federal de Alagoas (Ufal) abriu, nesta segunda-feira (31), cinco editais para ofertar um total de 3.319 vagas para discentes da própria instituição e para a comunidade. Os editais destinam-se a ocupação de vagas ociosas para o semestre letivo 2021.1. Os processos seletivos disponibilizados são para Reopção de curso, mudança de turno, reingresso, reintegração, transferência externa, portadores de Diplomas e segunda licenciatura.

Segundo o Conselho Universitário (Consuni), as “vagas ociosas são aquelas não preenchidas no momento de ingresso de novos estudantes ou por evasão do estudante do curso de ingresso”. As inscrições devem ser efetuadas, exclusivamente, pelo site da Copeve e possuem calendários distintos.

Leia também

Os interessados deverão procurar, no site da Copeve , a seção de editais do site da Ufal, na qual, estão as oportunidades disponibilizadas e os documentos necessários para o ingresso. A coordenadora da Coordenadoria de Cursos de Graduação (CCG/Prograd), Eliane Barbosa, salientou que “a Prograd orienta que os interessados leiam com atenção os editais e atentem para as datas, a documentação exigida e as etapas a serem cumpridas."

Reingresso

O indivíduo que tiver finalizado uma graduação de bacharelado ou licenciatura na Ufal e pretende executar a complementação da outra modalidade no curso de igual nomenclatura se inscreverá no edital de Reingresso. É necessário comprovar a conclusão ou ter declaração de provável, desde que, no ato da matrícula, já tenha colado grau.

São 135 vagas disponibilizadas em 19 opções de cursos do Campus A.C Simões para o semestre letivo 2021.1. As inscrições iniciam nesta segunda-feira (31) e seguem abertas até as 23h59 do dia 22 de junho. Após homologação, os candidatos têm do dia 24 a 28 de junho para enviar os documentos.

Podem solicitar reingresso aqueles que colaram grau em até um ano, resguardando o aproveitamento integral das disciplinas comuns. O estudante da Ufal, em fase de conclusão de curso, pode se habilitar às vagas, apresentando a declaração de provável concluinte.

O resultado final será divulgado no dia 2 de setembro. Confira aqui todos os detalhes do edital.

Reopção e mudança de turno

O edital de Reopção de Curso e Mudança de Turno do semestre letivo 2021.1 dispõe de 1.460 vagas e a seleção ocorre em duas fases. Os interessados podem se inscrever a partir das 18h do dia 1º de junho, seguindo até as 12h do dia 21, no site da Copeve.

No dia 23, a homologação das inscrições e o chamamento dos candidatos para envio dos documentos serão divulgados. O prazo para essa fase será da 0h do dia 24 até as 12h de 28 de junho. Podem concorrer estudantes regularmente matriculados em componentes curriculares do curso ou que estejam com o curso trancado, sem bloqueio de matrícula.

É indispensável ter concluído pelo menos o 1º período, ter realizado até 60% da carga horária total e não ter finalizado o prazo para a conclusão do curso de origem.

Confira aqui o edital completo

Transferência externa

Alunos de Instituições de Ensino Superior (IES) públicas ou privadas, reconhecidas pelo MEC, que desejam ingressar na UFAL, a Prograd ofertou 656 vagas para transferência externa em vários cursos dos quatro campi.

Os candidatos devem estar vinculados a um curso igual ao desejado na UFAL, sobretudo na mesma formação (bacharelado ou licenciatura) e modalidade presencial. Entre outros critérios, é fundamental ter realizado pelo menos uma edição do Enem nos últimos cinco anos e não ter zerado a Redação.

As inscrições serão efetuadas exclusivamente pelo site da Copeve, das 14h do dia 2 de junho até as 12h do dia 28 do mesmo mês. O aluno deve escolher uma combinação de curso/modalidade/turno/campus de concorrência e somente poderá concorrer com uma inscrição.

A partir de 5 de julho, a homologação e a convocação para envio dos documentos exigidos serão anunciadas. Uma segunda etapa vai ser elaborada para análise do aproveitamento das disciplinas dos candidatos. O resultado final sai em 12 de outubro.

Para conferir todas as vagas e o edital completo, clique aqui

Portador de diploma e segunda licenciatura

A UFAL liberou cem vagas em cursos presenciais, das quais, 70 são para quem já possui diploma e 30 para quem desejam cursar uma segunda licenciatura. Os candidatos tem o período de 2 a 28 de junho para se inscrever pelo site da Copeve.

Para candidatar-se é obrigatório ser portador de diploma de graduação ou curso superior tecnológico obtido em Instituição de Ensino Superior (IES) reconhecida pelo MEC. Outro pré-requisito é ter ingressado no curso de origem por meio do Enem ou do Sistema de Seleção Unificada (Sisu).

O chamamento para apresentação dos documentos será consumado no dia 5 de julho e o prazo de envio vai até o dia 8 do mesmo mês. O edital também prevê uma etapa de consideração de aproveitamento das disciplinas e o resultado final será disponibilizado no dia 11 de outubro.

Veja os detalhes aqui para se candidatar

Reintegração

A seleção tem o intuito de preencher 959 vagas nos cursos de graduação nos quatro campi da UFAL para o período letivo 2021.1. O benefício é, unicamente, para os discentes que foram desligados da UFAL em virtude da sanção administrativa e há no máximo dez anos.

Pode concorrer quem tiver um percentual de carga horária finalizada igual ou superior a 50% do total do curso e que esteja requerendo a reintegração pela primeira vez ou que não foi escolhido do em processos anteriores.

Os interessados podem entrar no site da Copeve a partir da 0h do dia 2 de junho até as 23h59 de 4 de julho para se inscrever. O período de envio dos documentos para análise acontecerá de 9 a 12 de julho.

App Gazeta

Confira notícias no app, ouça a rádio, leia a edição digital e acesse outros recursos

Aplicativo na App Store

Relacionadas