Imagem
Menu lateral
Imagem
GZT 94.1
GZT 101.1
GZT 101.3
MIX 98.3
Imagem
Imagem
GZT 94.1
GZT 101.1
GZT 101.3
MIX 98.3
compartilhar no whatsapp compartilhar no whatsapp compartilhar no facebook compartilhar no linkedin
copiar Copiado!
ver no google news

Ouça o artigo

Compartilhe

HOME > notícias > CONCURSO E EDUCAÇÃO

Resultado do vestibular da Uncisal é questionado por candidatos e levado ao MPAL

Vestibulandos apontam falhas no resultado do gabarito oficial e cobram solução aos problemas; grupo deve apresentar denúncia no Ministério Público

O resultado do vestibular da Universidade Estadual de Ciências da Saúde (Uncisal), divulgado nessa segunda-feira (06), provocou diversos questionamentos por parte de candidatos às vagas. Várias deles apontam erros nas correções e pontuações obtidas. Um grupo deve apresentar denúncia nesta quarta-feira (08), ao Ministério Público Estadual de Alagoas (MPAL).

Em vídeo divulgado pelo professor Walder Nunes, que tem um curso preparatório para vestibulares, em Maceió, ele aponta três casos de estudantes que concorreram a vagas para cursos na universidade. Todos eles relacionados ao resultado da prova de Ciências Humanas e suas Tecnologias, composta por 30 questões, mas que teve duas delas anuladas, conforme assegurou.

Leia também

Em uma das situações, mostrava uma candidata que teria acertado 25, das 28 perguntas, e obteve 610 pontos. Em outra situação, na mesma prova, outro concorrente, também com 25 acertos, teve como resultado 684 pontos. Já outra candidata, que ele preferiu não divulgar o nome, teria acertado 18 questões e conquistado 690 pontos.

"Não existe TRI [Teoria de Resposta ao Item] no mundo que faça essa diferença. Só queremos saber alguns questionamentos [feitos pelos vestibulandos]", declarou o professor.

O professor, que esteve ontem no MPAL, informou que retorna, nesta quarta-feira, ao órgão ministerial, para apresentar denúncia e solicitar abertura de ação civil para apuração dos casos.

Na rede social Instagram, vários outros estudantes se posicionaram com queixas de erros na avaliação e no resultado. O internauta Jon Fernandes publicou que questões óbvias foram mudadas para a alternativa errada.

"Desde quando mudaram a fórmula do bicarbonato de sódio? Efeito doppler anulada? Parece que foi aleatório esse gabarito! Meu Deus, verifiquem! Não irei deixar para lá, se não houver retificação, vou juntar laudo pericial de professor da área e entrar com mandado de segurança!!! Isso é direito líquido e certo!" posicionou-se.

Outro candidato, identificado no Instagram como eduardo_rgs, publicou que  "Tô (sic) até agora sem entender porque minha nota foi 581 em humanas, se eu fiz 26/30. Cadê o gabarito oficial? Cadê as questões anuladas? Cadê o respeito?".

Como resposta da página oficial da universidade na mesma rede social, uncisalalagoas, eduardo_rgs obteve como resposta "deixei o link no meu story".

O vestibular 2020 da Uncisal foi aplicado pela empresa Cebraspe, ofertando 310 vagas, distribuídas em sete cursos superiores de bachalerado e de tecnologia.  Por meio de nota, a universidade saiu em defesa do centro responsável pela aplicação das provas e assegurou ter encaminhado as demandas que chegaram, e que apresentaria posteriormente as respostas.

Leia a nota oficial

A Universidade Estadual de Ciências da Saúde de Alagoas (Uncisal) esclarece que todo o processo seletivo do Vestibular 2019 é realizado pelo Centro Brasileiro de Pesquisa em Avaliação e Seleção e de Promoção de Eventos (Cebraspe), uma das instituições de maior credibilidade na realização de diversos concursos, avaliações e acesso à universidade  em todo o país. A Comissão do Processo Seletivo da Uncisal (COPRES) esclarece que mantém contato com o Cebraspe e encaminhou as demandas que chegaram para que fossem esclarecidos os questionamentos. 

As notas máximas e mínimas em cada uma das provas utilizam a Teoria de Resposta ao Item (TRI). Neste modelo de resultado, não há obrigatoriedade de uma prova ter uma nota mais baixa e outra mais alta fixas. Elas variam de acordo com o comportamento dos candidatos. Para que isso ocorra, todos os itens são calibrados em testes para ver se são considerados fáceis, médios ou difíceis e a consistência do desempenho do candidato (tentando evitar os "chutes"). Por isso, as notas são diferentes mesmo quando dois candidatos acertam o mesmo número de questões. 

A COPRES/ Uncisal informa, ainda, que o Cebraspe cumpre as informações sobre divulgação de resultados divulgados no edital. Inclusive o gabarito oficial e notas da redação foram divulgados dia 6 de janeiro, data prevista no edital. O resultado final do vestibular da Uncisal está previsto para o dia 28 de janeiro.

App Gazeta

Confira notícias no app, ouça a rádio, leia a edição digital e acesse outros recursos

Aplicativo na App Store

Tags

Relacionadas