Imagem
Menu lateral
Imagem
GZT 94.1
GZT 101.1
GZT 101.3
MIX 98.3
Imagem
Imagem
GZT 94.1
GZT 101.1
GZT 101.3
MIX 98.3
compartilhar no whatsapp compartilhar no whatsapp compartilhar no facebook compartilhar no linkedin
copiar Copiado!
ver no google news

Ouça o artigo

Compartilhe

HOME > notícias > CONCURSO E EDUCAÇÃO

Reitor da Ufal afirma que falta de repasse de recursos representa 'desmonte da Educação'

Gestão disse ainda que é justa a mobilização dos estudantes e lamentou não ter dinheiro para pagamento de bolsas

O reitor da Universidade Federal de Alagoas (UFAL), Josealdo Tonholo, chamou de "desmonte da Educação" a situação da falta de repasses de recursos financeiros por parte do Governo Federal. Os alunos, sem o recebimento de bolsas desde fevereiro deste ano, pedem providências da gestão.

“O movimento dos alunos é muito justo. O que estamos assistindo é o desmonte da Educação, e eu lamento não ter poder de resolutividade para essa situação das bolsas", salientou o gestor.

Leia também

Ele reforçou, ainda, que a reitoria tem mantido contato permanente com o Ministério da Educação e buscado apoio da bancada federal para tentar resolver o problema, que depende, também, da liberação da peça orçamentária de 2021.

“Infelizmente, este ano, tivemos, apenas, um único repasse de recursos para as bolsas, que foi em 17 de fevereiro, o que permitiu pagar as bolsas de janeiro. Desde o final de fevereiro, não recebemos mais repasses para nada. Temos as folhas de fevereiro e as de março já liquidadas no DCF [Departamento de Contabilidade e Finanças], mas nenhum centavo em conta para poder fazer o pagamento. Estamos todos trabalhando arduamente para garantir o funcionamento da Universidade, mas está muito difícil”, completou.

O reitor destaca, ainda, que o Governo Federal mudou a política de repasses de semanal para mensal, sem aviso prévio.

“Os repasses que aconteceram não permitem o pagamento integral das pendências, pois está vindo de forma contingenciada. Lamento, profundamente, o que está ocorrendo, mas a questão do repasse extrapola nossa competência direta. Acionamos o MEC, acionamos a bancada federal, mas, até agora, não tivemos retorno. Esperamos que o Ministério da Economia seja sensibilizado para liberar, logo, estes recursos e que possamos retomar as atividades”, finalizou.

App Gazeta

Confira notícias no app, ouça a rádio, leia a edição digital e acesse outros recursos

Aplicativo na App Store

Relacionadas