Imagem
Menu lateral
Imagem
GZT 94.1
GZT 101.1
GZT 101.3
MIX 98.3
Imagem
Imagem
GZT 94.1
GZT 101.1
GZT 101.3
MIX 98.3
compartilhar no whatsapp compartilhar no whatsapp compartilhar no facebook compartilhar no linkedin
copiar Copiado!
ver no google news

Ouça o artigo

Compartilhe

HOME > notícias > CONCURSO E EDUCAÇÃO

MEC anuncia prorrogação das inscrições do Sisu até a próxima quarta-feira

Encerramento do sistema seria às 23h59 desta sexta (9). Ministério não explicou por que estendeu o prazo.

O Ministério da Educação anunciou a prorrogação das inscrições do Sistema de Seleção Unificada (Sisu) para a próxima quarta-feira (14). O sistema se encerraria às 23h59 desta sexta (9). No entanto, na edição extra do Diário Oficial onde consta a decisão a data final é domingo (11). O G1 está em contato com o MEC para saber qual é o prazo correto.

Nas redes sociais o prazo anunciado foi quarta:

Leia também

O MEC não explicou o motivo para a extensão do prazo. Assim, o cronograma do Sisu ficará da seguinte forma:

  • encerramento das inscrições: quarta (14)
  • resultados: sexta (16)
  • matrículas: de 19 a 23 de abril
  • lista de espera: de 16 a 23 de abril

Pelo segundo ano consecutivo, candidatos reclamaram de um sistema introduzido pelo MEC que infla temporariamente as notas de corte e foi chamado de "dupla classificação" ou "nota fantasma". Nesta sexta, dois deputados federais entraram com representação no Ministério Público Federal contra esse modelo.

Funciona da seguinte forma:

  • O Sisu é um sistema que usa as notas do Enem para que candidatos tentem uma vaga nas universidades públicas brasileiras
  • Durante os 4 dias em que o Sisu fica aberto para inscrições, os estudantes podem mudar livremente as duas opções de curso + universidade que indicam em seu perfil (embora, ao final, a matrícula será feita em apenas uma delas)
  • O sistema é frequentemente comparado a um leilão. A pontuação dos candidatos que se inscrevem em um curso vai determinar a nota de corte
  • Ou seja, nesse período de 4 dias, a entrada de candidatos com pontuações altas pode alterar a lista de aprovados de uma hora para outra e, consequentemente, a nota de corte
  • Até 2020, a concorrência pelas vagas só levava em conta a primeira opção assinalada pelo candidato. No Sisu passado, um novo modelo começou a computar na disputa por vagas as duas opções indicadas
  • Mas, como explicado antes, a matrícula só pode ser feita em apenas uma opção de curso + universidade. Dessa forma, o desempenho no Enem de um candidato pode inflar artificial e temporariamente as notas de corte - já que uma das escolhas do aluno não valerá ao fechamento do sistema

O MEC fez a alteração no ano passado, sem aviso aos candidatos. No começo, suspeitava-se de uma falha, o que motivou nas redes sociais a hashtag #erronosisu.

Mais tarde o ministério disse que se tratava da introdução de uma nova "metodologia [que] dá mais transparência ao processo, auxiliando os participantes em sua decisão", segundo nota divulgada.

Neste ano serão ofertadas 209.190 mil vagas, distribuídas em 5.685 mil cursos de graduação. Veja o site do Sisu. Na madrugada da última terça, nos primeiros minutos após a abertura do sistema, o site apresentou problemas para carregar, mas teve acesso normalizado no começo da manhã.

O G1 entrou em contato com o MEC para obter informações e posicionamento sobre o sistema de "dupla classificação", mas não obteve resposta.

A manutenção do sistema de "dupla classificação" fez com que as reclamações se repetissem neste ano. Candidatos questionaram se a nota de corte visualizada era "real".

'Ansiedade'

O modelo "gera uma ansiedade nos alunos", diz Alexandre Pereira, professor de biologia e tutor do colégio e curso pH. "O candidato pode não ler corretamente a situação sobre a vaga desejada e acaba fazendo outras opções de universidades e até mesmo de curso."

Para Madson Molina, coordenador do curso Anglo, "essa dúvida faz parte do jogo, é a regra". Ele compara com o mercado de ações as flutuações e as incertezas envolvidas. Assim como fazem investidores, afirma Molina, um dos caminhos é analisar dados anteriores para fazer suas apostas.

Pereira vai na mesma direção e indica simuladores disponíveis na internet que levam em conta a nota de corte do ano passado da chamada regular do Sisu no curso desejado. É apenas uma estimativa, mas que pode servir como um referencial melhor.

Ele também recomenda entrar nos editais do ano passado de universidades que estão sendo consideradas pelo candidato para observar a lista de espera e a nota da última pessoa chamada. Assim, pode se ter um panorama mais completo de suas chances e assim balizar suas chances no Sisu.

Fique atento aos pesos atribuídos à nota do Enem pela instituição de ensino pesquisada - cada uma pode adotar critérios próprios na disputa pela vaga. O sistema faz o cálculo automaticamente. O candidato pode observar se tem direito ao sistema de cotas e informar na inscrição.

Para concorrer às vagas do Sisu, o candidato não pode ter zerado na redação do Enem e não pode ter prestado o exame na condição de treineiro.

O MEC disponibiliza o telefone 0800-616161 para dúvidas dos candidatos.

App Gazeta

Confira notícias no app, ouça a rádio, leia a edição digital e acesse outros recursos

Aplicativo na App Store

Relacionadas