Imagem
Menu lateral
Imagem
GZT 94.1
GZT 101.1
GZT 101.3
MIX 98.3
Imagem
Imagem
GZT 94.1
GZT 101.1
GZT 101.3
MIX 98.3
compartilhar no whatsapp compartilhar no whatsapp compartilhar no facebook compartilhar no linkedin
copiar Copiado!
ver no google news

Ouça o artigo

Compartilhe

HOME > notícias > CONCURSO E EDUCAÇÃO

Lista de espera do Sisu 2020 foi finalizada e entregue às universidades

Com lista em mão, instituições podem começar a chamar alunos. Cada universidade segue seu próprio cronograma

O Ministério da Educação (MEC) divulgou nota, nesta segunda-feira (10), afirmando que entregou para as instituições de ensino os nomes dos estudantes que estão na lista de espera a uma vaga nas universidades públicas pelo Sistema de Seleção Unificada (Sisu) do primeiro semestre de 2020.

Com isso, as universidades já podem começar a convocar os estudantes aprovados para efetivar matrícula. Cada instituição segue seu próprio cronograma.

Leia também

A lista é destinada aos candidatos que se inscreveram no Sisu, mas não foram selecionados em nenhuma das opções de curso. O objetivo é preencher as vagas que não foram ocupadas na primeira chamada do Sisu.

A adesão para à lista de espera do Sisu começou em 29 de janeiro e permaneceu aberta até 4 de fevereiro. A divulgação era esperada para a sexta-feira (7), mas o ministério da Educação adiou a data sem justificar o motivo.

Adiamento

O cronograma inicial previa que a divulgação da lista ocorreria na sexta-feira (7). No entanto, os nomes não chegaram às universidades ou houve uma lista errada.

No mesmo dia, o MEC informou em nota que havia adiado o cronograma e que a divulgação estava prevista para segunda-feira (10), sem justificar o motivo da mudança.

Reclamações e questionamentos

A edição do primeiro semestre de 2020 do Sisu teve 1.795.211 pessoas inscritas, que realizaram 3.458.358 inscrições (cada candidato pode tentar até duas opções de curso em busca de uma vaga). Estavam em disputa 237.128 vagas em 128 instituições de ensino superior públicas em todo o país.

A atual edição do Sisu foi marcada por reclamações e questionamentos judiciais. O próprio resultado do Sisu 2020 só foi liberado após o STJ atender um recurso do MEC em ação que questionava a conduta do governo federal na resolução de erros na correção do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem).

Em outro questionamento, o Ministério Público Federal (MPF) de Brasília solicitou esclarecimentos sobre cursos que tiveram um número inferior de vagas destinadas ao percentual  da população com deficiência.

App Gazeta

Confira notícias no app, ouça a rádio, leia a edição digital e acesse outros recursos

Aplicativo na App Store

Tags

Relacionadas