Imagem
Menu lateral
Imagem
GZT 94.1
GZT 101.1
GZT 101.3
MIX 98.3
Imagem
Imagem
GZT 94.1
GZT 101.1
GZT 101.3
MIX 98.3
compartilhar no whatsapp compartilhar no whatsapp compartilhar no facebook compartilhar no linkedin
copiar Copiado!
ver no google news

Ouça o artigo

Compartilhe

HOME > notícias > CONCURSO E EDUCAÇÃO

Inscrições para Prouni e Fies em 2021 abrem em janeiro, diz MEC

Previsão de abertura das inscrições ocorre antes da divulgação das notas do Enem 2020.

O Ministério da Educação (MEC) anunciou que estão previstas para janeiro a abertura das inscrições no Programa Universidade para Todos (Prouni) e Fundo de Financiamento Estudantil (Fies).

Os editais com as datas ainda não foram publicados mas, segundo a pasta, o Prouni 2021 terá inscrições abertas de 12 a 15 de janeiro e o Fies 2021 abrirá inscrições de 26 a 29 de janeiro.

Leia também

O problema é que estas datas são "incompatíveis" com a divulgação das notas do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2020, afirma a União Brasileira dos Estudantes Secundaristas (Ubes).

A nota do Enem é um dos critérios de seleção para os programas de acesso ao ensino superior. As provas foram remarcadas para janeiro e fevereiro e o resultado será divulgado em 29 de março.

"O grande espanto, para secundaristas que sonham com a universidade, é a incompatibilidade entre as datas do Enem e dos outros programas", afirma a entidade, em nota.

A medida poderá atrasar o ingresso de 3,5 milhões de alunos no ensino superior privado, aponta um levantamento da Associação Brasileira das Mantenedoras do Ensino Superior (Abmes). O número é uma projeção baseada em estudantes que se inscreveram em edições passadas do Enem de olho na nota de desempenho para conseguir uma bolsa de estudos (Prouni) ou o financiamento das mensalidades (Fies).

"Já enfrentamos uma situação de evasão escolar, de total falta de apoio, de exclusão digital e agora isso. Não estamos entendendo nada. Poderemos entrar numa faculdade? Ou irão nos tirar isso também? O MEC precisa ser claro e responsável com nosso futuro, que é também o futuro do Brasil", afirma Rozana Barroso, presidente da Ubes.

Nas redes sociais, estudantes criticaram o cronograma proposto pelo MEC.

O G1 entrou em contato com o MEC, mas não recebeu retorno até as 17h30 desta segunda-feira (7).

App Gazeta

Confira notícias no app, ouça a rádio, leia a edição digital e acesse outros recursos

Aplicativo na App Store

Tags

Relacionadas