Estudantes cobram abertura de inscrição para o Sisu do segundo semestre

Segundo a União Nacional dos Estudantes (UNE), o governo não lançou o edital com as inscrições para o processo seletivo

Estudantes de diversas partes do país cobraram nas redes sociais nesta terça-feira (16) a abertura das inscrições no Sistema de Seleção Unificada (Sisu) para o segundo semestre de 2020. Às 13h, 28,5 mil tuítes faziam menção ao Sisu no Twitter. Muitos usavam a hashtag #cadeosisu2.
Ao G1, a União Nacional dos Estudantes (UNE) afirmou que o governo nem chegou a lançar o edital sobre o processo seletivo para o segundo semestre deste ano.
A reportagem entrou em contato com o MEC para pedir esclarecimentos. Em nota, o MEC informou um novo prazo para as inscrições: de 7 a 10 de julho.
"O Ministério da Educação informa que as inscrições para o Sistema de Seleção Unificada (Sisu) do segundo semestre vão de 7 a 10 de julho. O edital com o novo prazo será publicado nos próximos dias no Diário Oficial da União. Até o momento, mais de 51 mil vagas foram disponibilizadas por 57 instituições públicas. O número pode aumentar. Nessa edição, haverá a novidade da oferta de vagas em cursos a distância".
Cronograma divulgado em maio
O cronograma inicial havia sido divulgado em maio pelo ministro da Educação, Abraham Weintraub, nas redes sociais. No mesmo dia, o MEC divulgou oficialmente a informação.
O Sisu é o sistema do MEC que reúne milhares de vagas de graduação em universidades públicas brasileiras. A seleção é feita online, por meio da nota no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) - para isso, é preciso não ter tirado nota zero na prova de redação.

Receba notícias da GazetaWeb no seu WhatsApp e fique por dentro de tudo! Basta acessar a nossa comunidade:

https://4et.us/rvw00p