Imagem
Menu lateral
Imagem
GZT 94.1
GZT 101.1
GZT 101.3
MIX 98.3
Imagem
Imagem
GZT 94.1
GZT 101.1
GZT 101.3
MIX 98.3
compartilhar no whatsapp compartilhar no whatsapp compartilhar no facebook compartilhar no linkedin
copiar Copiado!
ver no google news

Ouça o artigo

Compartilhe

HOME > notícias > CONCURSO E EDUCAÇÃO

Esteatose hepática: conheça a doença silenciosa de Jojo Todynho

A cantora Jojo Todynho, de 26 anos, tem compartilhado nas redes sociais a sua nova rotina de cuidados com a saúde.

Durante o processo, a artista descobriu estar com esteatose hepática, doença silenciosa conhecida como acúmulo anormal de gordura no fígado.

A esteatose hepática pode acontecer pelo excesso de bebida alcoólica, obesidade ou distúrbios metabólicos, que provocam o acúmulo de gordura nos hepatócitos, células que constituem o tecido que forma o fígado.

Leia também

O médico cirurgião do aparelho digestivo Rafael Nicastro explica que a doença é silenciosa porque, na maioria das vezes, não apresenta sintomas. “Quando tem sinais, dor no abdômen e cansaço são os mais comuns”, diz.

O principal risco da condição é evoluir para o mal funcionamento do fígado ou para a cirrose hepática, que mais tarde pode resultar em câncer de fígado. O tratamento é feito principalmente com controle do peso corporal, parando de consumir bebidas alcoólicas e aderindo a hábitos saudáveis.

A relação com consumo de álcool e obesidade

Segundo o endocrinologista Yago Fernandes, do Instituto Nutrindo Ideais, do Rio de Janeiro, a esteatose hepática afeta 90% das pessoas que bebem álcool em excesso. “A maior parte da metabolização do álcool é feita pelo fígado. Conforme a bebida é processada, substâncias tóxicas são produzidas pelo próprio organismo”, destaca.

A importância de um emagrecimento equilibrado e gradual é que o fígado também é responsável por metabolizar a gordura corporal. Se os hepatócitos já estiverem inflamados e gordurosos, não conseguirão processar o restante das substâncias do corpo, o que agrava a esteatose.

Os médicos recomendam mudanças como as que Jojo tem feito – alimentação saudável e prática de exercícios físicos para controlar o excesso de peso, a resistência à insulina, os níveis de colesterol e triglicérides e a pressão arterial. O fígado é responsável por mais de 500 funções no nosso organismo, como:

  • Desintoxicar o organismo;
  • Produzir colesterol;
  • Sintetizar proteínas e armazenar energia.

O órgão produz ainda a bile, um composto que ajuda no processo de eliminação de toxinas e na digestão dos lipídios. A presença de um pouco de gordura no fígado é considerada normal, mas quando o índice de infiltração ultrapassa 5% do seu volume, a situação começa a se complicar.

Dieta anti-inflamatória

A nutricionista Tatiane Schallitz explica que é importante focar na eliminação da gordura visceral. “É aquela gordura inflamatória, que libera citocinas, e que, a longo prazo, irá nos predispor a doenças crônicas não transmissíveis”, afirma.

A gordura visceral é associada ao consumo de gordura, mas o que a aumenta é principalmente o excesso de açúcar, principalmente o que é adicionado na comida e o presente em produtos alimentícios.

Para reduzir a gordura visceral, a nutricionista recomenda investir em:

  1. Fibras solúveis (cereais integrais, vegetais, frutas e leguminosas – feijão, lentilha, grão de bico);
  2. Antioxidantes (frutas vermelhas e cítricas – ricas em vitamina C -, vegetais, cacau, polpa de açaí, chá verde, azeite de oliva e abacate);
  3. Nutrientes anti-inflamatórios, como ômega-3 (salmão, linhaça, chia e/ou suplementação), cúrcuma, gengibre e ervas frescas.

Receba notícias do Metrópoles no seu Telegram e fique por dentro de tudo! Basta acessar o canal: https://t.me/metropolesurgente.

App Gazeta

Confira notícias no app, ouça a rádio, leia a edição digital e acesse outros recursos

Aplicativo na App Store

Relacionadas