Imagem
Menu lateral
Imagem
GZT 94.1
GZT 101.1
GZT 101.3
MIX 98.3
Imagem
Imagem
GZT 94.1
GZT 101.1
GZT 101.3
MIX 98.3
compartilhar no whatsapp compartilhar no whatsapp compartilhar no facebook compartilhar no linkedin
copiar Copiado!
ver no google news

Ouça o artigo

Compartilhe

HOME > notícias > CONCURSO E EDUCAÇÃO

Equipe de Alagoas vence competição de empreendedorismo em SP

Grupo foi selecionado pelo Sebrae para representar o Estado, no desafio de apontar soluções tecnológicas para problemas detectados nos ambientes escolares ou na comunidade

Os estudantes alagoanos Ariana Sposito, Ana Clara Lopes, Luísa Lins, Júlia Silveira, Alice Rocha e Amanda Lopes, da equipe Callíope, formada por estudantes secundaristas do Colégio Marista de Maceió, estão entre os seis grupos que venceram a final do Desafio Liga Jovem, do Bossa Summit, maior evento de startups do Brasil, realizado esta semana, em São Paulo.

Os nomes dos ganhadores foram anunciados no palco principal do encontro de startups, na noite de ontem (24). Eles serão levados para uma missão internacional para visitar centros de inovação em Madri, na Espanha.

O Desafio Liga Jovem, realizado pelo Sebrae e Instituto Ideias de Futuro, recebeu mais de 5 mil inscritos de todo o Brasil, com 100 equipes selecionadas para a semifinal, de onde saíram os 20 finalistas e, finalmente, os seis grupos vencedores da maior competição nacional de empreendedorismo e tecnologia para estudantes do ensino fundamental e médio. A equipe campeã de Alagoas foi selecionada pelo Sebrae para representar o Estado, no desafio de apontar soluções tecnológicas para problemas detectados nos ambientes escolares ou na comunidade.

O projeto alagoano apresentado no evento e que conquistou o júri é o protótipo de um aplicativo que tem o objetivo de garantir acessibilidade para crianças e adolescentes com Transtorno do Espectro Autista (TEA) no meio escolar, abrindo um novo mundo de possibilidades de aprendizagem, desenvolvimento e socialização. O aplicativo usa a Comunicação Aumentativa e Alternativa (CAA) para ajudar esses alunos a conseguir maior interação com outras crianças, com a família e educadores.

Artigos Relacionados

“Foi uma caminhada difícil, mas valeu muito a pena ver nosso projeto ser avaliado e elogiado por tantos profissionais incríveis. Investidores já demonstraram interesse em colocar nosso projeto para frente e não vamos desistir”, diz Ana Clara Lopes, de 18 anos, uma das integrantes da Callíope, uma equipe formada só por mulheres.

Segundo Sílvia Chamusca, gestora do Programa de Educação Empreendedora do Sebrae de Alagoas, a imersão no Centro Inovação em Madri é uma oportunidade ímpar para estas estudantes.

“Elas vão adquirir novos conhecimentos, terão uma experiência internacional com conhecimento cultural, ampliação da visão de mundo. Estamos muito felizes com o sucesso da equipe Callíope, mostrando que o caminho do empreendedorismo voltado para resolução de problemas da comunidade encontra em nosso Estado pessoas com talento para gerar excelentes soluções tecnológicas”, destaca Sílvia.

*Com assessoria

App Gazeta

Confira notícias no app, ouça a rádio, leia a edição digital e acesse outros recursos

Aplicativo na App Store

Relacionadas