Imagem
Menu lateral
Imagem
GZT 94.1
GZT 101.1
GZT 101.3
MIX 98.3
Imagem
Imagem
GZT 94.1
GZT 101.1
GZT 101.3
MIX 98.3
compartilhar no whatsapp compartilhar no whatsapp compartilhar no facebook compartilhar no linkedin
copiar Copiado!
ver no google news

Ouça o artigo

Compartilhe

HOME > notícias > CONCURSO E EDUCAÇÃO

Enem 2022: confira a melhor estratégia para organizar o tempo nas provas de matemática e ciências da natureza

Neste domingo (20), candidatos terão cinco horas para responder a 90 questões objetivas; professores dão dicas de como garantir um bom desempenho no exame

A segunda etapa do Exame Nacional o Ensino Médio (Enem) 2022 acontece neste domingo (20). E, desta vez, os participantes terão de responder a 45 questões de matemática e a outras 45 de ciências da natureza (biologia, física e química).

Sem a redação, que foi feita no primeiro domingo, a prova tem meia hora a menos, ou seja, cinco horas de duração. Apesar disso, a estratégia para organizar melhor o tempo é bem semelhante à do primeiro dia, segundo professores ouvidos pelo g1.

Leia também

Veja abaixo as dicas e, em seguida, o detalhamento de cada uma delas:

  1. Comece pelas mais fáceis
  2. Separe as áreas de conhecimento
  3. Separe as questões não respondidas para depois
  4. E, se der um branco, respire

1- Comece pelas mais fáceis

A orientadora educacional do Colégio Qi, Catarina Vasconcelos, aconselha que o participante comece pelas questões que considerar mais fáceis.

"O aluno deve fazer primeiro as questões que sabe responder, sobre as quais tem certeza. Isso faz com que ele fique mais à vontade. E, assim, vai ter mais tempo ao final para pensar melhor sobre as questões que são mais desafiadoras para ele", diz.

Isso também pode contribuir para uma melhor pontuação, já que o aluno deve conseguir um desempenho melhor baseado nos acertos destas questões.

De acordo com a Teoria de Resposta ao Item (TRI), utilizada para fazer a correção do Enem, se alguém acerta as questões mais difíceis, mas erra aquelas consideradas fáceis, tirará uma nota menor do que o aluno que for mais "coerente" e só errar as complexas. Ou seja, é basicamente um sistema que tenta detectar os "chutes".

2- Separe as áreas de conhecimento

A dica de Pedro Marinho, coordenador do Cursinho Popular de Valinhos, é separar as questões pelas áreas de conhecimento.

"Se tiver mais facilidade com ciências da natureza, por exemplo, o aluno pode começar por esta parte e vai restar mais tempo para a área em que tem mais dificuldade", explica.

Segundo o especialista, esta estratégia vai ajudar na gestão do tempo e na manutenção da confiança do aluno durante a prova.

3 - Separe as questões não respondidas para depois

Identificar com facilidade as questões que ainda não foram respondidas é outra coisa que pode fazer o aluno perder menos tempo, segundo o especialista.

"Faça uma marca nas questões com base no que já percebeu sobre ela. Está em dúvida sobre qual é a resposta certa? Circule para rever depois. A questão é muito difícil e não sabe por onde começar? Marque um 'X'. Quando for voltar para as questões, ficará mais fácil de saber qual é qual", diz Pedro Marinho.

4 - E, se der um branco, respire

Os especialistas também sabem que a ansiedade pode ser inimiga dos alunos nesta hora. Por isso, recomendam que, caso dê um branco durante a prova, pare e respire.

"A prova é longa, com muitas questões. Não é esperado que o aluno faça tudo de uma vez, sem descanso. Então, tudo bem parar, respirar e relaxar um pouco. Isso serve tanto para evitar o branco quanto para contornar caso aconteça durante a prova", diz Marinho.

"Pode parecer impossível, mas o que se deve fazer nessa hora é parar e respirar. Trabalhamos muito isso com os alunos, porque, quando bate o nervosismo, pode mesmo dar um branco. Mas, se o aluno está preparado, é respirar e retomar depois", aconselha Catarina Vasconcelos.

App Gazeta

Confira notícias no app, ouça a rádio, leia a edição digital e acesse outros recursos

Aplicativo na App Store

Relacionadas