Imagem
Menu lateral
Imagem
GZT 94.1
GZT 101.1
GZT 101.3
MIX 98.3
Imagem
Imagem
GZT 94.1
GZT 101.1
GZT 101.3
MIX 98.3
compartilhar no whatsapp compartilhar no whatsapp compartilhar no facebook compartilhar no linkedin
copiar Copiado!
ver no google news

Ouça o artigo

Compartilhe

HOME > notícias > CONCURSO E EDUCAÇÃO

Aulas de graduação da Ufal retornam de forma remota no dia 13 de outubro

Cursos devem enviar propostas até o dia 30 e professores passarão por qualificação para uso de ferramentas digitais

A Universidade Federal de Alagoas (Ufal) definiu que as aulas remotas dos cursos de graduação devem iniciar no dia 13 de outubro. Os Colegiados de Curso terão até o dia 30 de setembro para elaborar e enviar propostas de oferta acadêmica para o período.

Cursos de capacitação para o ensino remoto também serão ofertados pelo Programa de Formação Continuada em Docência do Ensino Superior (Proford) a partir do dia 28 de setembro.

Leia também

"Dando continuidade aos processos formativos para a prática docente mediada pelo digital, estamos elaborando, com a participação da comunidade de docentes da Ufal, nosso terceiro ciclo de formação. O objetivo desse planejamento participativo é o foco nas necessidades reais identificadas pelo professor para a realização de Atividades Acadêmicas Não Presenciais [AANP]", destacou a coordenadora do Proford, Vera Pontes.

A matrícula é facultativa e não haverá registro de reprovações no histórico escolar do discente que não puder desenvolver as ANPPs. Os quatro campi da Ufal e suas respectivas unidades de ensino iniciaram as atividades ao mesmo tempo. A ideia do GT Graduação foi incluir todos os sábados do período como letivos para desenvolver atividades acadêmicas.

De acordo com o pró-reitor de Graduação Amauri Barros, as atividades síncronas, ou seja, ao vivo, serão realizadas nos horários regulares dos alunos, nos períodos diurno ou noturno. A orientação é que eles cumpram, no máximo, três disciplinas, totalizando uma média de 18 horas síncronas de aula por semana.

Ensino com inclusão

Um edital para os estudantes em perfil de vulnerabilidade socioeconômico fechou nessa terça-feira (15), onde foram oferecidos procedimentos de auxílio para acesso à internet. Além da inclusão digital, a resolução aprovada também prevê que o docente deve utilizar ferramentas inclusivas para alunos com deficiências e/ou transtornos.

O Núcleo de Acessibilidade da Pró-reitoria Estudantil (NAC) e a Coordenadoria de Tradutores de Intérpretes de Libras (TILs) da Ufal disponibilizarão as orientações e os formulários específicos para a solicitação dos alunos, que deve ser formalizada por meio das respectivas coordenações de curso.

O Centro de Inclusão Digital (CID) também vai viabilizar apoio ao estudante com deficiência que tenha dificuldade de uso das tecnologias.

App Gazeta

Confira notícias no app, ouça a rádio, leia a edição digital e acesse outros recursos

Aplicativo na App Store

Tags

Relacionadas