Imagem
Menu lateral
Imagem
GZT 94.1
GZT 101.1
GZT 101.3
MIX 98.3
Imagem
Imagem
GZT 94.1
GZT 101.1
GZT 101.3
MIX 98.3
compartilhar no whatsapp compartilhar no whatsapp compartilhar no facebook compartilhar no linkedin
copiar Copiado!
ver no google news

Ouça o artigo

Compartilhe

HOME > notícias > CONCURSO E EDUCAÇÃO

Atividades da UFAL poderão ser interrompidas a partir de setembro

Em nota, Gestão informa sobre dificuldades na manutenção de aulas e serviços, a partir do próximo mês

Após os bloqueios orçamentários feitos pelo Governo Federal, nas universidades federais brasileiras, em abril deste ano, a Gestão da Universidade Federal de Alagoas (Ufal), publicou nesta sexta-feira (23) uma nota informando que as atividades na instituição poderão ser suspensas a partir do mês de setembro.

A Universidade Federal de Alagoas sofreu um bloqueio de 39,5 milhões, referente ao montante aprovado na Lei Orçamentária Anual (LOA) de 2018. Segundo o que consta no documento divulgado, a expansão universitária é uma das principais despesas para Ufal, então mesmo que a Gestão tenha adotado medidas que minimizem o impacto financeiro, não têm sido suficientes comparadas as despesas geradas pela Instituição.

Leia também

Além disso, o valor disponível atualmente é de R$ 33,5 milhões para a Universidade se manter. Mas de acordo com o a nota divulgada, essa quantia não é suficiente para custear a demanda da contratação mínima necessária para o funcionamento da UFAL, pois serviços como água, energia elétrica, limpeza e conservação e segurança, custam mais de R$70 milhões de reais ao ano. Esses serviços poderão ser interrompidos entre o mês de setembro e outubro, impossibilitando as atividades acadêmicas.

Ainda de acordo com o memorando, a UFAL não possui mais orçamento para honrar com suas obrigações. Serviços como contratos administrativos de menor valor foram empenhados até o mês de julho, contratos administrativos com parcelas mais relevantes foram empenhados até o mês de maio ou junho.

As bolsas pagas com recursos da UFAL, como é o caso do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica (PIBIC), Programa Institucional de Bolsas de Iniciação em Desenvolvimento Tecnológico e Inovação (PIBITI), monitoria, estagiários, Benefícios e Despesas Indiretas, bolsas de extensão e bolsas de internacionalização estão sendo garantidas até o mês de agosto, mas podem parar de ser pagas a partir do próximo mês, caso a situação continue da mesma forma.

Para tentar garantir o funcionamento da Universidade Federal de Alagoas, a Associação dos Dirigentes das Instituições Federais de Ensino Superior (ANDIFES) realizou no dia 13 de agosto uma reunião com o Ministro da Educação, Abraham Weintraub solicitando desbloqueio do orçamento.

No comunicado, a Gestão destacou a relevância da Universidade para o estado de Alagoas. "A UFAL é patrimônio do povo alagoano, formando jovens dos 102 municípios, de outros estados do Brasil e países. Desenvolve pesquisas e ações de extensão importantes que causam impacto na vida da população. É inegável a importância da UFAL para a vida do povo alagoano. Não há outra forma de manter a universidade funcionando que não seja o desbloqueio."

*Com assessoria de comunicação da Universidade Federal de Alagoas

App Gazeta

Confira notícias no app, ouça a rádio, leia a edição digital e acesse outros recursos

Aplicativo na App Store

Tags

Relacionadas