Imagem
Menu lateral
Imagem
GZT 94.1
GZT 101.1
GZT 101.3
MIX 98.3
Imagem
Imagem
GZT 94.1
GZT 101.1
GZT 101.3
MIX 98.3
compartilhar no whatsapp compartilhar no whatsapp compartilhar no facebook compartilhar no linkedin
copiar Copiado!
ver no google news

Ouça o artigo

Compartilhe

HOME > notícias > CONCURSO E EDUCAÇÃO

Alunos do Ifal Maceió vencem Olimpíada Brasileira de Física

Ifal Campus Maceió levou medalhas de ouro, prata e bronze na competição

Alunos doInstituto Federal de Alagoas - Campus Maceió foram os campeões da quarta edição da Olimpíada Brasileira de Física das Escolas Públicas - 4ª OBFEP, que envolve alunos do ensino médio de escolas públicas de todo o Brasil. O evento acontece anualmente e é promovido pelo Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI), através do Conselho Nacional de Desenvolvimento Cientifico e Tecnológico - CNPq, e constitui um programa permanente da Sociedade Brasileira de Física (SBF), responsável pela organização da competição.

Os alunos Tiago Cabral Carvalho da Silva, de 18 anos, e Felipe Ramos Silva, de 16 anos, ganharam a medalha de ouro levando o Campus Maceió ao "topo do pódium" na competição nacional. Os dois medalhistas são estudantes do 3º ano do curso técnico de Eletrônica. Também foram medalhistas do Ifal Maceió os alunos Vinícius Tenório, Arthur Ramos, Reginaldo Silva e Graça Regina, que obtiveram a medalha de bronze na OBFEP. Fernanda Santos obteve a medalha de prata. O bom desempenho dos estudantes colocou o Instituto como campeão da Olimpíada.

Leia também

A competição

A OBFEP é uma competição de conhecimento composta por duas fases, uma teórica e outra prática. A prova teórica foi composta por oito questões com problemas de raciocínio a serem resolvidos pelos alunos, utilizando os conhecimentos científicos adquiridos em sala de aula.

A prova prática trazia uma questão experimental abordando o tema aceleração da gravidade. Os competidores receberam um kit contendo uma base de plástico, uma haste de plástico com pino de metal, uma fita métrica de 150 cm, um cronômetro digital, um transferidor, duas etiquetas adesivas e um saquinho plástico contendo uma arruela e um frio de 120 cm. O objetivo foi utilizar esta as ferramentas na construção de um pêndulo e movimentá-lo. Os estudantes tiveram de calcular o tempo de oscilação do pêndulo e a aceleração da gravidade no experimento.

Estimulando o conhecimento

A OBFEP visa despertar e estimular o interesse pela Física e pelas ciências; aproximar as universidades, institutos de pesquisa e sociedades científicas das escolas públicas; identificar estudantes talentosos e incentivar seu ingresso nas áreas científicas e tecnológicas.  A competição já é permanente no calendário de pesquisadores e estudantes em todo o país, e também tem o objetivo de contribuir para a melhoria da qualidade da Educação Básica, ao proporcionar desafios que avaliem a condição dos participantes.

Imagem ilustrativa da imagem Alunos do Ifal Maceió vencem Olimpíada Brasileira de Física
| Foto: FOTO: Divulgação

App Gazeta

Confira notícias no app, ouça a rádio, leia a edição digital e acesse outros recursos

Aplicativo na App Store

Tags

Relacionadas