Imagem
Menu lateral
Imagem
GZT 94.1
GZT 101.1
GZT 101.3
MIX 98.3
Imagem
Imagem
GZT 94.1
GZT 101.1
GZT 101.3
MIX 98.3
compartilhar no whatsapp compartilhar no whatsapp compartilhar no facebook compartilhar no linkedin
copiar Copiado!
ver no google news

Ouça o artigo

Compartilhe

HOME > notícias > CONCURSO E EDUCAÇÃO

Alunos da UFSC decidem entrar em greve contra bloqueio de verbas do MEC

Assembleia ocorreu na tarde desta terça-feira (10); eles também são contra o programa Future-se

Em assembleia nesta terça-feira (10), os estudantes da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) decidiram entrar em greve. Os alunos são contra o bloqueio de verbas feito pelo Ministério da Educação (MEC), contra o programa Future-se e pedem o desbloqueio das verbas.

Na semana passada, estudantes de 14 cursos já estavam em greve, segundo o Diretório Central dos Estudantes Luís Travassos, da UFSC. Alunos de outros 23 cursos estavam em estado de greve e outros 28 tinham reuniões marcadas para esta semana para decidir um posicionamento em relação ao assunto.

Leia também

A assembleia e votação desta terça ocorreram em uma tenda montada na frente do prédio da Reitoria no campus de Florianópolis. Somente estudantes participaram. Professores e servidores não estavam presentes.

Nessa mesma reunião, os alunos também votaram que são contra a suspensão do vestibular da UFSC.

Medidas de contenção

No dia 29 de agosto, o reitor, Ubaldo Balthazar, apresentou à comunidade acadêmica medidas estudadas pela instituição para conter ainda mais gastos. O objetivo é acomodar os bloqueios de verba anunciados pelo MEC. "Se continuar no ritmo que está, nós vamos, quando muito, até o final de setembro. Depois pode até funcionar, mas precariamente", declarou.

Rejeição ao Future-se

Na terça-feira (3), em reunião ampliada do Conselho Universitário (CUn) foi decidido que a UFSC não vai aderir ao programa "Future-se" do Ministério da Educação (MEC). A manifestação institucional, aprovada por maioria, afirma que o contexto atual de medidas de bloqueio e cortes de verbas, além da "absoluta ausência de diálogo" trouxe incertezas quanto aos reais benefícios do Future-se e muitas dúvidas sobre os impactos acadêmicos que o programa pode trazer.

App Gazeta

Confira notícias no app, ouça a rádio, leia a edição digital e acesse outros recursos

Aplicativo na App Store

Tags

Relacionadas