Dados divulgados pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira [Inep], divulgados após a prova desse domingo (11), mostram que 25,5% dos candidatos às vagas no ensino superior público não compareceram aos locais do exame no estado neste segundo dia de provas. Esse percentual deixou Alagoas em quarto colocado no país com menor número de ausentes. No primeiro dia da prova, foram 19.267 desistentes, o que representou 21,9%. A média nacional foi de 29,2% ausentes.
De acordo com os dados, Alagoas é apontado como o 4º estado do país com o menor índice de ausentes, atrás apenas do Piauí, com 24,4%; Paraíba, com 24,7%, e Sergipe, com 25,3%. Todos os estados apresentaram aumento no número de ausentes no segundo dia de provas. O estado com maior número de desistências foi o Amazonas, com 37,5% dos 123.800 inscritos.
Leia também
Ainda segundo o Inep, com relação ao nível nacional, o segundo dia de provas teve um percentual de 29,2%, o equivalente a 1.610.681 ausentes. Também foram registrados 64 descumprimentos de regras gerais do edital, um por revista no detector de metal e uma recusa da coleta do dado biométrico.
Este ano, segundo o Inep, pela primeira vez não será necessária uma reaplicação de prova em função de problemas logísticos e de aplicação. Além disso, o Enem estreia um processo sistematizado pelo qual participante afetados por problemas logísticos poderão registrar a ocorrência, entre 12 e 19 de novembro, pela Página do Participante, no site doenem.inep.gov.br.A resposta será comunicada por e-mail e/ou número de celular (via SMS) cadastrados pelo participante.