Imagem
Menu lateral
Imagem
GZT 94.1
GZT 101.1
GZT 101.3
MIX 98.3
Imagem
Imagem
GZT 94.1
GZT 101.1
GZT 101.3
MIX 98.3
compartilhar no whatsapp compartilhar no whatsapp compartilhar no facebook compartilhar no linkedin
copiar Copiado!
ver no google news

Ouça o artigo

Compartilhe

HOME > notícias > COMPORTAMENTO

Quando montar a árvore de Natal em 2021? Confira aqui!

Com o Natal chegando, aquela velha dúvida ressurge: qual o dia de acender as luzinhas?

Depois de tempos tão difíceis, se reunir com a família este Natal será um evento ainda mais especial. A época do ano é perfeita para pensar na vida, nas pessoas que amamos, no futuro. E é claro que a decoração da casa é parte importante dessa festa e do clima mágico que tanto nos encanta. Mas qual a hora certa de pendurar as guirlandas, montar a árvore e construir os presépios?

Por mais empolgados que estejamos para celebrar a festa mais incrível do ano, a tradição cristã prevê que a árvore deve ser montada no primeiro domingo do Advento. Esse período é relativo às quatro semanas que antecedem o Natal e representa a preparação para o nascimento de Jesus Cristo. Então, atenção, este ano, a data de montar a árvore é dia 28 de novembro.

Leia também

E aí fica aberto oficialmente o período natalino, com todas as suas luzes, presentes e comidas. Para este ano, a tendência é de capricho nos enfeites, que podem ser volumosos e brilhantes. As guirlandas estão ainda mais em alta e os adereços feitos à mão devem ganhar ainda mais atenção.

Essa data não é uma unanimidade em todos os lugares. Nos Estados Unidos, a montagem da árvore ocorre no Dia de Ação de Graças, que é celebrado na quarta quinta-feira do mês de novembro. Já em Portugal e parte da Europa, o dia oficial de iniciar os festejos é em 8 de dezembro. Dia da Imaculada Conceição.

CONSTRUINDO O PRESÉPIO

Além dos enfeites natalinos, o presépio é parte fundamental desse período e sua montagem também segue um cronograma. A tradição propõe que ele seja instalado no mesmo dia da montagem da árvore, mas deve ser construído aos poucos, semana a semana. Primeiro, pode-se colocar os animais, depois os personagens e, no dia do Natal, o menino Jesus.

E QUANDO DESMONTAR?

Diferente da data da montagem, a data de guardar toda a decoração e desmontar a árvore não sofre alterações. A tradição cristã é clara e diz que tudo deve ser guardado em 6 de janeiro, Dia de Reis. É nessa data que se comemora a chegada dos três Reis Magos ao presépio em Belém.

App Gazeta

Confira notícias no app, ouça a rádio, leia a edição digital e acesse outros recursos

Aplicativo na App Store

Relacionadas