Imagem
Menu lateral
Imagem
GZT 94.1
GZT 101.1
GZT 101.3
MIX 98.3
Imagem
Imagem
GZT 94.1
GZT 101.1
GZT 101.3
MIX 98.3
compartilhar no whatsapp compartilhar no whatsapp compartilhar no facebook compartilhar no linkedin
copiar Copiado!
ver no google news

Ouça o artigo

Compartilhe

HOME > notícias > COMPORTAMENTO

Pesquisa aponta melhores e piores emojis para usar no trabalho

Pesquisa das empresas Slack e Duolingo entrevistou 9.400 empregados que trabalham no esquema híbrido na América do Norte, Ásia e Europa

Costuma usar emojis no dia a dia para se comunicar com colegas de trabalho? Então é bom ficar atento: uma pesquisa das empresas Slack e Duolingo indicou quais são os piores e melhores emojis para se usar no ambiente laboral.

O estudo, feito a partir de entrevistas com 9.400 empregados que trabalham no esquema híbrido (presencial e virtual) na América do Norte, Ásia e Europa, também traz os riscos que as vários figurinhas podem trazer.

Leia também

Para os entrevistados, quatro imagens devem ser evitadas a todo custo por sugerirem mensagens com conotação sexual ou ofensiva:

💋
👅
💩
🍆

Do lado positivo, os seguintes emojis foram considerados por quase todos os participantes da pesquisa como sinalizadores de empatia e compreensão com colegas de trabalho:

😉
💔
🤗

Interpretações diversas

O estudo também concluiu que existe uma série de interpretações diferentes até para os emojis “universais”. A carinha com sorriso (🙂) sinaliza felicidade e positividade para cerca de 40% dos entrevistados nos continentes onde a pesquisa foi feita. No entanto, outra parte (14%, equivalente a 1.316 pessoas) relatou que tenta expressar “profunda exasperação e/ou desconfiança” com o desenho.

Outro emoji contraditório é o da nota do dinheiro com asas: 💸. Significa perda de dinheiro para 28%, enquanto demonstra ganho para 31%.

O pêssego (🍑) pode ser interpretado como uma tentativa de flerte em diversos países ou de forma literal, como costuma ocorrer em países da Ásia.

Produtividade

Há emojis que podem inspirar bons sentimentos e também melhorar o trabalho dentro dos grupos de conversa. O símbolo de um guaxinim tapando os olhos (🦝), por exemplo, pode sinalizar de forma educada que uma publicação deveria ter sido feita em outro grupo.

Outros também dizem muito em pouco tempo:

👀 = “dando uma olhada”

✅ = “feito”

🙌 = “muito bem feito”

👍 = “aprovado” ou “feito”

Os círculos (⚪️, 🔵 e 🔴) ajudam a indicar a urgência de um pedido.

Diferenças culturais

O estudo mostrou que 53% dos trabalhadores geralmente usam emojis para conversar com colegas e 73% usam os sinais para conversar com os amigos. Por outro lado, 30% nunca arriscam usar esses recursos com os chefes.

De acordo com o país, a falta de emoji pode ser muito sentida nas mensagens de texto, que acabam sendo consideradas incompletas sem os desenhos.

Os campeões nesse quesito foram Índia (85% consideram que mensagens precisam de emojis), China (74%) e EUA (71%). A taxa global é de 58%.

App Gazeta

Confira notícias no app, ouça a rádio, leia a edição digital e acesse outros recursos

Aplicativo na App Store

Relacionadas