Imagem
Menu lateral
Imagem
GZT 94.1
GZT 101.1
GZT 101.3
MIX 98.3
Imagem
Imagem
GZT 94.1
GZT 101.1
GZT 101.3
MIX 98.3
compartilhar no whatsapp compartilhar no whatsapp compartilhar no facebook compartilhar no linkedin
copiar Copiado!
ver no google news

Ouça o artigo

Compartilhe

HOME > notícias > COMPORTAMENTO

Perucas e alongamentos: tiramos (quase) todas as suas dúvidas

Nilta Murcelli, uma das autoridades brasileiras em perucas e alongamentos, revela detalhes dos diferentes tipos e finalidades de apliques

Com a fama da família Kardashian e de celebs como Rihanna, Beyoncé e Lady Gaga, que usam e abusam das perucas para shows e para a vida real, muitas mulheres se perguntam qual a praticidade de adotar uma nova cabeleira removível no lugar de tingir ou cortar os próprios fios. Para tirar algumas dúvidas sobre as diversas técnicas, incluindo alongamentos e próteses, conversamos com Nilta Murcelli, uma das referências nacionais no assunto.

PERUCAS

Leia também

Produção de qualidade

O primeiro passo para a fabricação de uma peruca é higienizar e cardear os cabelos, o que significa, basicamente, retirar os fios quebrados e pequenos que vêm junto do maço de cabelos longos. Os fios naturais brasileiros totalmente livres de química são rigorosamente tratados antes da elaboração da peça. Depois, chega a hora de costurar os fios, à máquina, com uma linha que deve ser da mesma cor do produto final. A terceira etapa é retirar as linhas de costura que sobram entremeadas aos fios, para então tecê-los junto a uma touca, que pode ser de três tamanhos ? P, M ou G.

No processo de confecção das peças são utilizadas tela importada e risca de silicone para um acabamento impecável. Algumas perucas são feitas com fios implantados em tela transparente frontal, o que permite uma maior variedade de penteados.

Escolhendo a peruca

Quando se fala em perucas, muita gente pensa em algo artificial, mas não é assim com as perucas de fios naturais feitas sob medida. É preciso analisar tonalidade, textura e volume do cabelo antes de fazer uma indicação. A fábrica de perucas da Nilta confecciona até três perucas por dia, em média, obedecendo esses critérios.

Imagem ilustrativa da imagem Perucas e alongamentos: tiramos (quase) todas as suas dúvidas
| Foto: FOTO: Divulgação

Tipos de peruca

Segundo Nilta, as perucas de cabelos naturais oferecem o resultado mais real. "Com elas é possível fazer coloração, escova, progressiva ou permanente. As sintéticas não aguentam e podem durar menos de seis meses, enquanto as naturais podem durar mais de um ano".

Tradicionais

As perucas femininas e masculinas de fabricação própria são produzidas com fios naturais rigorosamente tratados antes da elaboração da peça. São encontradas em diversas cores e tonalidades e feitas sob medida. As perucas naturais utilizam tela importada e risca de silicone, entre outros itens, garantindo um acabamento perfeito e de alta qualidade.

Prótese Capilar

Imagem ilustrativa da imagem Perucas e alongamentos: tiramos (quase) todas as suas dúvidas
| Foto: FOTO: Getty Images

Cuidados com os cabelos

Da mesma forma que o cabelo próprio, as perucas devem ser cuidadas e ter uma manutenção periódica. Os modelos naturais devem ser higienizados pelo menos uma vez por mês em casas especializadas e podem ser tratados, cortados, lavados, penteados e hidratados.

O ideal é lavar e escovar a peruca uma vez por semana ou a cada quinze dias, dependendo do estilo e do corte da pessoa.

Curiosidades das perucas

As tonalidades mais procuradas pelas brasileiras ainda são o louro médio, o louro escuro e o castanho claro;

As linhas usadas nas costuras das perucas devem ser idênticas a cor dos fios. Na fábrica da Nilta, são cerca de 50 tons de linhas;

Muitos não sabem, mas a peruca ainda é um acessório procurado para viagens de longa duração, sobretudo em cruzeiros. Durante o dia, a pessoa molha o cabelo na praia ou na piscina e à noite prefere usar a peruca, que já está penteada e pronta para os grandes eventos.

ALONGAMENTOS

O alongamento é uma das melhores opções para aumentar o volume e o comprimento dos cabelos. Para um resultado mais natural, as mechas devem seguir a cor e o tipo de cabelo em que serão aplicadas.

Tipos de alongamento

Entre os sistemas de alongamento existentes, Nilta recomenda os seguintes:

Alongamento com ponto americano

A técnica exclusiva, criada por Nilta, é bastante procurada, muito eficiente e prática. Com ela, a cabelereira entrelaça a tira de fios de cabelo direto no próprio cabelo da pessoa. Leva, em média, de 15 a 30 minutos para entrelaçar cada tira de cabelos. Para quem deseja aumentar o volume do cabelo, geralmente são usadas duas tiras. Quem deseja aumentar o comprimento do cabelo, é recomendado o uso de três tiras de cabelos ou mais. A manutenção é mensal e tem duração de até 20 minutos.

Alongamento instantâneo

Utiliza presilhas ?tic-tac? para facilitar a colocação e retirada pela própria cliente. Esses alongamentos são ideais para ocasiões especiais. Além das tiras de cabelos, há também a franja tic-tac, tranças, rabos de cavalo, etc que garantem um novo visual rapidamente.

Alongamento Mega Hair

Essa técnica utiliza de cola com queratina para prender as mechas próximo às raízes. A manutenção deve ser feita a cada três meses.

Alongamento Microlink 

Utiliza anéis para prender as mechas próximo às raízes do cabelo da cliente.

Alongamento com fita adesiva 

A tira de cabelo é fixadadiretamente no couro cabeludo com uma fita adesiva específica. A manutenção é mensal

Cuidados básicos e manutenção

Água

Não há problema em lavar o cabelo todos os dias. O segredo é saber lavá-lo com água morna. Outro cuidado importante é na escolha de produtos de qualidade na lavagem dos cabelos.

Dormir com o cabelo molhado

É proibido dormir com os cabelos molhados, pois esse costume danifica os cabelos normalmente, quebrando e agredindo os fios. Quando está com um alongamento o dano será maior ainda.

Exposição ao calor

Recomenda-se evitar o uso de babyliss e chapinha todos os dias. Os secadores estão liberados, mas é importante proteger os fios com leave-in. Outra recomendação é o uso das escovas modeladoras com mais cuidado para evitar que o alongamento saia do lugar.

Piscina, mar e esportes

Estão liberados a piscina, mar e prática dos esportes. A única condição é prender os cabelos para evitar que embaracem ou danifiquem.

No salão

Os cabelos crescem em média um centímetro por mês. Os cortes devem ser realizados no prazo de três meses para evitar pontas duplas e ter fios saudáveis. Dependendo da técnica utilizada, é importante fazer a manutenção mensal no salão.

Cabelos presos e penteados

Evite o uso de prendedores, elásticos e outros objetos que não são feitos para o uso nos cabelos. O uso de elásticos com proteção é a mais recomendo a para evitar quebra e proteger os fios.

Hidratação

A recomendação é hidratar, hidratar e hidratar sempre. As máscaras de hidratação são muito recomendadas. Cabelos mais compridos demoram mais para receber a oleosidade natural.

Cuidar também dos próprios fios

É fundamental cuidar não somente dos alongamentos, mas do próprio cabelo das clientes. Durante todo o processo,é necessário fazer o tratamento do cabelo e do couro cabeludo da melhor forma. ?Algumas clientes chegam aqui para aumentar o comprimento ou volume dos cabelos que são fracos", conta Nilta, "mas ao longo do tempo, usando os alongamentos, acabam diminuindo o número de tiras de cabelos ou em alguns casos, os próprios cabelos ganham tanta força, que não são mais necessárias as tiras".

App Gazeta

Confira notícias no app, ouça a rádio, leia a edição digital e acesse outros recursos

Aplicativo na App Store

Tags

Relacionadas