Imagem
Menu lateral
Imagem
GZT 94.1
GZT 101.1
GZT 101.3
MIX 98.3
Imagem
Imagem
GZT 94.1
GZT 101.1
GZT 101.3
MIX 98.3
compartilhar no whatsapp compartilhar no whatsapp compartilhar no facebook compartilhar no linkedin
copiar Copiado!
ver no google news

Ouça o artigo

Compartilhe

HOME > notícias > COMPORTAMENTO

Personagem de Game of Thrones encontra Lampião no inferno nordestino

'A Chegada de Jon Snow no Inferno' cruza cangaço com fantasia épica, em cordel do paraibano Astier Basílio

Às vésperas da estreia da 7ª temporada da série "Game Of Thrones", o escritor paraibano Astier Basílio lança o cordel "A Chegada de Jon Snow no Inferno". No folheto, o personagem interpretado na saga pelo ator Kit Harington encontra com personagens da história e do folclore nordestino, como Lampião e Cumade Fulozinha.

De acordo com Basílio, a trama se passa entre a morte e a ressurreição de Jon Snow, um dos protagonistas da adaptada da série de livros 'As Crônicas de Gelo e Fogo', do americano George R. R. Martin. A capa da obra, com arte de Emmanuel dos Anjos, mostra Jon Snow com trajes de cangaceiro.

Leia também

O folheto (leia trecho abaixo) também conta com a presença de personagens já conhecidos da série de TV e dos livros, como o pai dele, Ned Stark, e a sacerdotisa vermelha Melisandre.

Jon disse: "que estranho porte?

E as roupas que vocês usam?".

Lampião: "Somos do Norte.

E aqui os Nortes se cruzam

Serra Talhada, Winterfell

Bebemos do mesmo fel

A mesma sorte nos veste.

Pois do Norte somos nós.

O sertão é um Westeros

Winterfell é o Nordeste"

Em passagem pelo inferno, Jon Snow tem que pagar os pecados que cometeu em vida, uma referência à "Divina Comédia", de Dante Alighieri.

"Trabalhei em cima dessa perspectiva de que o que as pessoas fazem em vida, elas acabam repetindo no inferno, como se fosse um espelho invertido. Ele morre várias vezes até conseguir se perdoar", explicou Basílio.

Outra referência que Basílio tomou para fazer a narrativa foi o folheto clássico da literatura de cordel "A Chegada de Lampião no Inferno", de José Pachêco, que inspira, inclusive, o título do folheto paraibano.

Cordelista prefere literatura a séries

Natural de Campina Grande, o escritor comentou que é uma pessoa que prefere literatura a séries, mas que começou a assistir a "Game of Thrones" quando o seriado já estava no final da terceira temporada e teve que acelerar o passo para fugir dos "spoilers".

"São dois universos, duas turmas: a da literatura de cordel e a de Game of Thrones. Eu fiz o folheto pra mim, para me divertir. Não sei se vou encontrar leitor pra isso, não sei se a turma que gosta de Game of Thrones vai gostar da literatura de cordel, nem sei se a turma da literatura de cordel vai gostar de Game of Thrones", brincou Basílio.

App Gazeta

Confira notícias no app, ouça a rádio, leia a edição digital e acesse outros recursos

Aplicativo na App Store

Tags

Relacionadas