Imagem
Menu lateral
Imagem
GZT 94.1
GZT 101.1
GZT 101.3
MIX 98.3
Imagem
Imagem
GZT 94.1
GZT 101.1
GZT 101.3
MIX 98.3
compartilhar no whatsapp compartilhar no whatsapp compartilhar no facebook compartilhar no linkedin
copiar Copiado!
ver no google news

Ouça o artigo

Compartilhe

HOME > notícias > COMPORTAMENTO

Órgãos de menina de 13 anos salvam a vida de oito pessoas

Familiares de Jemima Layzell criaram ONG para incentivar transplantes

Vítima de um aneurisma cerebral inesperado com apenas 13 anos, a britânica Jemima Layzell ajudou a salvar a vida de outras oito pessoas, um recorde no serviço de doações de órgãos britânico. O drama familiar, ocorrido há cinco anos, fez com que os pais criassem uma ONG para apoiar jovens sobreviventes do aneurisma e promover a doação de órgãos e tecidos.

Segundo a mãe Sophy Layzell, de 43 anos, Jemima era "amável: esperta, divertida, compassível e criativa". A decisão de doar os órgãos da filha não foi fácil, mas ela e o marido, Harvey Layzell, de 49 anos, sabiam da vontade da menina, pois haviam conversado sobre o assunto algumas semanas antes, quando após conhecidos da família morrerem num acidente de trânsito.

Leia também

"Eles estavam registrados, mas os órgãos não puderam ser doados por causa das circunstâncias das mortes", contou Sophy.  "Jemima nunca tinha ouvido falar sobre doações de órgãos antes e achou um pouco perturbador, mas compreendeu totalmente a importância disso."

Jemima passou mal durante as preparações para a festa pelo 38º aniversário da mãe, e morreu no hospital quatro dias depois. O aneurisma cerebral, raro em uma criança, é o inchaço na parede de uma artéria no cérebro. Ele não apresenta sintomas, até que a artéria se rompa, provocando uma hemorragia que pode levar à morte ou provocar danos graves à saúde do paciente. Se tivesse sobrevivido, Jemima teria as habilidades de comunicação e o lado direito do corpo afetados.

Após a morte, o coração, o intestino delgado e o pâncreas foram transplantados para três pessoas; e duas receberam os rins. Um paciente recebeu os dois pulmões e o fígado foi dividido, salvando a vida de outras duas pessoas. Entre os oito receptores estavam cinco crianças.

"Pouco depois de Jemima morrer, nós assistimos a um programa sobre crianças aguardando transplantes de coração sendo mantidas vivas por equipamentos no hospital", relembrou a mãe. "Isso provou para nós que dizer "não" teria negado a outras oito pessoas a chance de viver, especialmente sobre o coração de Jemima, que o Harvey se sentiu desconfortável em doar".

Segundo Anthony Clarkson, do setor de transplantes do Serviço Nacional de Saúde britânico, todo doados é especial, e o caso de Jemima, "único", mostra como a doação de órgãos pode salvar vidas. Em média, cada doador resulta em 2,6 transplantes.

"A história única de Jemima mostra a diferença extraordinária que algumas palavras podem fazer. Milhares de pessoas ainda morrem desnecessariamente esperando por um transplante pode muitas famílias dizem não à doação de órgãos", disse Clarkson. "Por favor digam às suas famílias que vocês querem doar, e se estiver em dúvida, pergunte a si mesmo: se você precisasse de um transplante você aceitaria um?".

App Gazeta

Confira notícias no app, ouça a rádio, leia a edição digital e acesse outros recursos

Aplicativo na App Store

Tags

Relacionadas