Imagem
Menu lateral
Imagem
GZT 94.1
GZT 101.1
GZT 101.3
MIX 98.3
Imagem
Imagem
GZT 94.1
GZT 101.1
GZT 101.3
MIX 98.3
compartilhar no whatsapp compartilhar no whatsapp compartilhar no facebook compartilhar no linkedin
copiar Copiado!
ver no google news

Ouça o artigo

Compartilhe

HOME > notícias > COMPORTAMENTO

“Frescura”? Descubra se você é sapiossexual, como Key Alves do BBB23

Após participante se autodeclarar sapiossexual, surgiu a dúvida sobre do que se tratava a orientação e o que a diferencia de outras

Antes mesmo do começo oficial do BBB 23, um termo chamou a atenção do público do reality: sapiossexualidade. O burburinho é devido à declaração de Key Alves, jogadora de vôlei e participante do Camarote que declarou, em sua apresentação, ser sapiossexual.

Trata-se de uma das letras incluídas na sigla LGBTQIAPN+ e é usado para caracterizar as pessoas que só sentem desejo sexual por indivíduos inteligentes. De acordo com o terapeuta sexual André Almeida, a sapiossexualidade faz parte do leque que existe dentro da assexualidade.

Leia também

“Vem de uma construção de indivíduos que ou não sentem atração sexual de forma alguma, ou que têm a atração sexual condicionada a fatores e características específicas, como afetivas e, nesse caso, intelectuais. No caso dos sapiossexuais, é necessária uma sagacidade, um humor apurado que desperte admiração”, explica.

Sou sapiossexual?

Mas, ainda com a explicação, fica o questionamento: “Será que eu sou sapiossexual?”. Caso a pessoa sinta tesão por características físicas, mas, ainda assim, prefira não fazer sexo com o “crush” por não achá-lo interessante no que diz respeito ao intelecto, não há problema em se autodeclarar sapiossexual.

Contudo, ao pé da letra, o tesão não aparece por aparência física. “Quando falamos de sapiossexuais, falamos de indivíduos que não chegam a prestar atenção, não é primário ou mesmo prioritário para eles. O desejo está exclusivamente atrelado à questão intelectual”, afirma.

Representatividade

Apesar de muita gente estar confusa com novas orientações entrando em pauta (sem contar com quem, preconceituosamente, acha “frescura”), a representatividade delas é importante. A exemplo da demissexualidade, que também ganhou destaque quando Giovanna Ewbank e Iza se autodeclararam desta forma – alguém que só sente tesão se tiver algum afeto e sentimento pelo outro.

Para o psicólogo, a veiculação na grande mídia e os consequentes diálogos e curiosidade sobre o tema trazem luz às “outras letras”, uma vez que o assunto chega em públicos que costumam não ser atingidos.

“Por mais que vivamos em uma bolha que tem mais acesso à diversidade, não é algo que chega à maioria. Quando aparece um participante do BBB, um dos programas de maior audiência da TV aberta, falando sobre sapiossexualidade, é muito interessante. Isso leva a informação de que o normativo não é a única coisa que existe; existem outras formas de amar, de sentir atração e se expressar sexualmente”, finaliza.

App Gazeta

Confira notícias no app, ouça a rádio, leia a edição digital e acesse outros recursos

Aplicativo na App Store

Relacionadas