Imagem
Menu lateral
Imagem
GZT 94.1
GZT 101.1
GZT 101.3
MIX 98.3
Imagem
Imagem
GZT 94.1
GZT 101.1
GZT 101.3
MIX 98.3
compartilhar no whatsapp compartilhar no whatsapp compartilhar no facebook compartilhar no linkedin
copiar Copiado!
ver no google news

Ouça o artigo

Compartilhe

HOME > notícias > COMPORTAMENTO

Estudo acha sentimentos em comum em cartas de idosos que se suicidaram

O suicídio é um problema de saúde pública no mundo todo, mas ainda é tratado de forma silenciosa

Todos os dias, ao menos 38 pessoas tiram a própria vida no Brasil e esta estatística é cada vez maior entre a população mais velha, segundo dados do Ministério da Saúde. Em 10 anos (entre 2009 e 2019), o número de idosos entre 60 e 69 anos que se suicidaram cresceu 65% (saltou de 769 para 1.273 casos). Nos idosos com idades entre 70 e 79 anos, o aumento foi de 80,8% e, entre os octogenários, o crescimento foi de 55%.

Esses dados acendem um alerta sobre a importância de saber identificar, abordar e encaminhar a pessoa com pensamentos suicidas para um tratamento adequado. O suicídio é um problema de saúde pública no mundo todo, mas ainda é tratado de forma silenciosa. Falar sobre o assunto muitas vezes é considerado um tabu.

Leia também

Razões

Com o objetivo de tentar identificar as razões que levam uma pessoa mais velha a tirar a própria vida, um grupo de pesquisadores canadenses analisou bilhetes deixados por idosos que se suicidaram (com 65 anos ou mais) para avaliar as experiências subjetivas dessas pessoas nos momentos próximos à sua morte. Os autores identificaram temas em comum que podem servir como base para intervenções direcionadas para prevenção.

As cartas mostram os pensamentos e as emoções das pessoas em risco. Entre os assuntos citados nos bilhetes, estão o sentimento de culpa ou de serem um fardo para a família, desesperança, sofrimento intenso por alguma doença mental, solidão ou isolamento, além da saúde debilitada e da dificuldade de realizar tarefas que antes eram comuns.

Termos relacionados à dor, problemas com o sono, pedidos de desculpas e incapacidade de continuar também foram recorrentes. Os resultados do estudo foram publicados no The American Journal of Geriatric Psychiatry.

Palavras-chaves

Segundo Leonardo Prestes, neurologista e psiquiatra especialista em psicogeriatria do Hospital Israelita Albert Einstein de Goiânia, os resultados têm uma enorme importância científica porque apontam palavras-chaves comuns deixadas nos bilhetes que servirão de alerta para familiares e profissionais da saúde que lidam com esse público. De acordo com Prestes, estima-se que 1 em cada 4 idosos têm algum quadro de síndrome depressiva.

“Um idoso que recorrentemente fala sobre esses temas precisa de ajuda, mesmo que não queira. Uma pessoa que deixa uma carta é alguém que está planejando o suicídio e quer explicar para a família quais foram as suas razões. É como se fosse uma espécie de testamento. O jovem que se suicida, em geral, não deixa bilhetes porque age mais por impulsividade”, afirma Prestes.

Sinais diferentes

Como a maioria dos casos de suicídio está associada a algum tipo de transtorno de saúde mental, é preciso saber identificar os sinais para o encaminhamento para tratamento adequado. Segundo Prestes, os sinais da depressão no idoso são diferentes dos sinais em um jovem.

App Gazeta

Confira notícias no app, ouça a rádio, leia a edição digital e acesse outros recursos

Aplicativo na App Store

Relacionadas