Imagem
Menu lateral
Imagem
GZT 94.1
GZT 101.1
GZT 101.3
MIX 98.3
Imagem
Imagem
GZT 94.1
GZT 101.1
GZT 101.3
MIX 98.3
compartilhar no whatsapp compartilhar no whatsapp compartilhar no facebook compartilhar no linkedin
copiar Copiado!
ver no google news

Ouça o artigo

Compartilhe

HOME > notícias > COMPORTAMENTO

Entenda se a sua preocupação com a dieta é excessiva

Na contramão das dietas restritivas, o nutriente é fundamental para o funcionamento adequado do organismo e traz benefícios à saúde

Eles estão nos cereais do café da manhã, no arroz integral do almoço, no pãozinho do café da tarde e até na cerveja com os amigos. Principal fonte de energia do organismo, os carboidratos são os nutrientes mais abundantes do planeta. Contudo, também carregam um título controverso: o de símbolos da má alimentação e do ganho de peso.

Com o crescimento das dietas low carb e da preferência por proteínas quando o assunto é emagrecimento, há quem tenha levado a relação com o nutriente a níveis excessivos, e se recuse a consumir um mísero grão de arroz integral, colocando o carboidrato no posto de vilão da dieta.

Leia também

“Se o açúcar produz radicais livres, a insulina inflama, o glúten me oxida, se carboidratos modificam meus neurotransmissores e meu humor, por que me aproximaria deles? E mais, por que deixaria eles participarem da minha vida? Esses são os pensamentos que norteiam quem sofre de carbofobia”, descreveu a médica PhD em endocrinologia Isabela Bussade em sua coluna na revista Vogue.

O termo é usado para designar o medo exagerado ou aversão ao carboidrato, principal fonte energética da alimentação humana, e caracteriza uma forma de se alimentar distorcida, que prioriza a todo custo a retirada dos alimentos que contém o grupo nutricional na dieta. Grãos, cereais, farináceos, algumas frutas e tudo que leva açúcar saem de cena. Nem o pão do café da manhã e o arroz com feijão do almoço ficam ilesos.

Embora não caracterize um diagnóstico de transtorno alimentar clássico como anorexia, bulimia ou compulsão alimentar, a carbofobia se associa a sintomas obsessivos e ansiosos ligados à alimentação, medo infundado sobre mecanismos de ganho de peso e estresse psicossocial, de acordo com a profissional.

“Um carbofóbico no Brasil comeria dois ovos no café, salada verde no almoço, castanhas e queijos ao longo do dia e um grelhado no jantar. Teria repudio por pães, receio por batatas, sobressaltos com uma pizza e consideraria impossível beber uma cerveja com os amigos”, ilustrou a endocrinologista.

Do outro lado da balança

É verdade que consumidos em excesso, os carboidratos podem causar inflamações, aumentam o risco de obesidade e, consequentemente, o risco de doenças cardiovasculares. Mas, ainda assim, são uma fonte de energia fundamental para o organismo.

Mais do que fornecer o combustível para as funções básicas, incluindo respiração e a circulação do sangue, eles também estimulam os movimentos do trato gastrointestinal, por exemplo. Esse mecanismo inclui todo o processo de nutrição, que começa na mastigação e termina na eliminação de resíduos. O nutriente também é necessário para o funcionamento do sistema nervoso central, e até para a sintetização de proteínas.

Como diz a máxima popular, o que diferencia o remédio do veneno é a dose. No caso desse macronutriente, também faz diferença a composição. “Existem diferentes tipos de carboidrato – o pão e o alface são, por exemplo. A diferença está na quantidade de fibra, complexidade da molécula, tempo de digestão…”, comenta a nutricionista Luiza Midlej, da clínica Sanus Vitae, em Brasília.

Os alimentos ricos em carboidratos são pães, cereais, arroz, tubérculos e todas as massas. No entanto, legumes e vegetais também têm o nutriente, bem como doces. “Se, por um lado, a alimentação saudável nos traz a possibilidade de viver mais tempo e melhor, por outro, inunda nosso dia a dia com termos como jejum intermitente, cetose, dietas lowfat, lowcarb e muitas vezes nos confunde, tornando o ato de se alimentar uma preocupação desmedida, intensa e algumas vezes patológica”, pondera Bussade também à coluna.

Longe das dietas restritivas, um corpo saudável (e em forma), depende de uma rotina balanceada, que inclui todos os grupos nutricionais, uma rotina ativa de atividades físicas, qualidade do sono e equilíbrio em termos de saúde mental.

App Gazeta

Confira notícias no app, ouça a rádio, leia a edição digital e acesse outros recursos

Aplicativo na App Store

Relacionadas