Imagem
Menu lateral
Imagem
GZT 94.1
GZT 101.1
GZT 101.3
MIX 98.3
Imagem
Imagem
GZT 94.1
GZT 101.1
GZT 101.3
MIX 98.3
compartilhar no whatsapp compartilhar no whatsapp compartilhar no facebook compartilhar no linkedin
copiar Copiado!
ver no google news

Ouça o artigo

Compartilhe

HOME > notícias > COMPORTAMENTO

Divórcios aumentam mais de 50% durante a pandemia, e relações frágeis preocupam

Psicólogo explica que isolamento social provocou sobrecarga emocional entre os parceiros

O isolamento social imposto pela pandemia da Covid-19 obrigou muitos casais a conviverem de maneira mais intensa e a passar mais tempo juntos. Essa é uma realidade que pode promover o autoconhecimento, mas que, também, pode gerar consequências negativas para os relacionamentos.

De acordo com um levantamento realizado pelo Colégio Notarial do Brasil (CNB/CF), os divórcios consensuais cresceram 54% entre maio e julho de 2020. Além disso, dados do Google indicam que a palavra-chave "divórcio online" teve uma busca 1.100% maior em relação ao mesmo período do ano anterior.

Leia também

O psicólogo do Hapvida, Dr. Carol Costa Júnior, explica que a pandemia provocou sobrecarga emocional entre os parceiros, e as incompatibilidades entre os casais ficaram mais evidentes.

"A pandemia foi a gota d´água para muitos casais. As pessoas foram obrigadas a conviver por mais tempo e isso trouxe à tona imperfeições que o outro não tolera. Um garfo que cai no chão já pode ser um motivo de briga", diz o profissional.

"Casamento é renúncia"

O psicólogo destaca que a decisão pelo divórcio não é um momento fácil e que existe a possibilidade de reverter essa escolha com diálogo e maturidade. "O casamento é uma renúncia. São dois que se tornam um", complementa.

Dr. Carol também chama a atenção para a necessidade de exercitar o toque, o abraço e o beijo, mesmo diante dos problemas e dificuldades do cotidiano. "A atração entre duas pessoas é reprodutiva e erótica. Quando o casal perceber desinteresse e diminuição do desejo sexual, é recomendado procurar ajuda de um psicólogo", destaca.

"O amor precisa ser cultivado todos os dias. Se a separação for inevitável, é preciso entender que a vida segue. A busca pela felicidade é um dever de cada um", finaliza.

App Gazeta

Confira notícias no app, ouça a rádio, leia a edição digital e acesse outros recursos

Aplicativo na App Store

Tags

Relacionadas