Imagem
Menu lateral
Imagem
GZT 94.1
GZT 101.1
GZT 101.3
MIX 98.3
Imagem
Imagem
GZT 94.1
GZT 101.1
GZT 101.3
MIX 98.3
compartilhar no whatsapp compartilhar no whatsapp compartilhar no facebook compartilhar no linkedin
copiar Copiado!
ver no google news

Ouça o artigo

Compartilhe

HOME > notícias > COMPORTAMENTO

Dieta: entenda o que o seu desejo por certos alimentos significa

Tem dia que dá uma vontade louca de comer batata frita. Entenda os seus "cravings", de uma vez por todas

Sabe aquela vontade louca de comer algo cheio de açúcar ou gordura, ou que você acha que não fará tão bem pra você nem pra sua dieta? Será apenas gula ou sinal de que algo está faltando no organismo ou ainda carência emocional? "Normalmente, dosamos algumas vitaminas e aminoácidos para ver se realmente existe alguma carência nutricional ou se é apenas preferência alimentar", explica a nutróloga Marcela Voris, de São Paulo. Entenda o que pode estar por trás do desejo por cada alimento e aprenda também a matar a vontade com uma substituição saudável.

Chocolate: você está triste

Leia também

Desde sempre existe aquele clichê de atacar uma caixa de bombons num momento meio pra baixo. E funciona mesmo, pois o alimento aumenta a produção de serotonina, que fica em falta quando estamos depressivos. A saída é escolher uma versão meio amarga, que é menos gordurosa, ou investir em alimentos com outros componentes que dão a sensação de felicidade, como o grão de bico e a banana, que têm triptofano.

Balas: você está cansada

A hipoglicemia, que é a diminuição da glicose no sangue, te deixa sem energia. Os doces aumentam rapidamente esse nível, mas o efeito passa rápido e logo você vai querer mais açúcar. Por isso, invista em frutas frescas e secas, que controlam a glicemia de forma duradoura e sem efeito rebote.

Café: seu metabolismo está devagar

Sabe aquela sensação de que a marcha não engata? O dia não rende de jeito nenhum? Aí vem a vontade de tomar café, que estimula o seu metabolismo e, consequentemente, seu corpo e mente. Tudo bem tomar café, o veneno está na quantidade. A recomendação é limitar a quatro xícaras por dia. Se você sentir que está precisando mais do que isso, talvez a necessidade real seja de parar e descansar pra recuperar a energia.

Batata frita: você está carente

As douradinhas são o símbolo maior da junk food e não é pra menos, pois elas são completas. Tem carboidrato, que dá energia, gordura, que estimula a sensação de prazer no cérebro e ainda confortam, pois nos remetem à infância. Só não têm uma coisa: nutrientes que promovem a saúde. No lugar, torre amendoim ou castanhas no forno com um fio de azeite.

Salgadinhos: você está com a pressão baixa

Quem tem tendência a quedas de pressão já deve ter ouvido alguém falando "põe um salzinho na língua" e os salgadinhos industrializados, aqueles pacotes de besteira, são cheios de sal. Realmente, eles vão ajudar a aumentar a sua pressão... E também sua cintura. Prefira fazer pipoca e coloque pouco sal. Não é preciso muito para você se sentir melhor.

Pão: você está ficando muito tempo sem comer

O carboidrato simples do pão faz a glicose aumentar rapidamente e recupera os níveis de energia do seu organismo. Se você fica muito tempo sem comer, a vontade é o seu corpo pedindo socorro pra não pifar. A saída é comer de três em três horas lanchinhos saudáveis, antes que você não resista e ataque tudo o que vir pela frente. Uma torrada integral com cream cheese light vão dar conta de atender sua necessidade.

App Gazeta

Confira notícias no app, ouça a rádio, leia a edição digital e acesse outros recursos

Aplicativo na App Store

Tags

Relacionadas