Imagem
Menu lateral
Imagem
GZT 94.1
GZT 101.1
GZT 101.3
MIX 98.3
Imagem
Imagem
GZT 94.1
GZT 101.1
GZT 101.3
MIX 98.3
compartilhar no whatsapp compartilhar no whatsapp compartilhar no facebook compartilhar no linkedin
copiar Copiado!
ver no google news

Ouça o artigo

Compartilhe

HOME > notícias > COMPORTAMENTO

Dermatologista indica cuidados de beleza essenciais em viagens

Claudia Marçal, membro da Sociedade Brasileira de Dermatologia, alerta sobre a necessidade de proteger e cuidar da pele

A dermatologista Claudia Marçal, membro da Sociedade Brasileira de Dermatologia  e da American Academy of Dermatology, dá dicas e orientações de como proteger a pele durante viagens de avião e carro e em destinos com piscina, sol, mar e areia.

NO TRANSPORTE...

Leia também

Viagens de avião: Muitas pessoas não sabem, mas é essencial hidratar muito a pele para as viagens de avião. Antes de decolar, o recomendável é aplicar uma boa camada de hidratante no rosto e nas mãos, além de creme para a região dos olhos e protetor labial para evitar o ressecamento. Aposte em hidratantes que ajudem a manter a função de barreira da pele, como Hyaxel e Pro Barrier Repair.

"Quanto a viagens longas (mais de 6 horas), borrife água termal no rosto, por várias vezes, isso ajuda a manter a pele hidratada contra o ar seco dentro da aeronave", explica. "Não se esqueça de retirar a maquiagem durante o voo, antes de dormir, e procure descansar o máximo possível, para evitar a aparência do jet lag tão comum." Há uma hora do destino, a dermatologista aconselha higienizar novamente a pele, hidratar e aí sim os BB creams e maquiagens são bem-vindos.

Para não chegar com bolsas nos olhos, evite ingerir alimentos salgados e gordurosos. Mas, caso eles inchem, aplique um creme específico para a área com ingredientes contra a inflamação. É também importante lembrar de beber muita água. "O ideal é tomar uma garrafinha por hora no avião."

Viagens de carro: Quanto ao ar-condicionado, de modo geral, tanto no carro ou ambientes, em função da redução da umidade do ar, a pele e os cabelos ficam mais ressecados e expostos ao envelhecimento. "É importante utilizar produtos antioxidantes, com ativos que agem profundamente na pele e neutralizam os radicais livres, como o OTZ 10 e Vitaminas C e E." Na hora de se alimentar, prefira lanches leves e frutas, evite muito café, mas exagere na água.

NO DESTINO...

Exposição solar: Tomar sol é importante para a produção de vitamina D, mas não pode haver exageros. O ideal é se expor ao sol antes das 9h e após as 16h, mas sem abrir mão da proteção solar com filtros, mesmo na sombra. "O indicado é utilizar filtro com FPS 60 e reaplicar o produto a cada duas horas, inclusive um específico para os lábios", recomenda.

"Pessoas com pele clara devem ter cuidado extra em relação à proteção, mas quem tem pele mais morena ou negra também não pode deixar de usar o filtro solar. A pele pode sofrer com queimaduras, eritema (vermelhidão), coceiras, irritações e melanoses (manchas). Além disso, o excesso de calor pode favorecer a produção de sebo e, de certa forma, contribuir para o surgimento de acne." Por esse motivo, Claudia indica o uso do filtro solar com bloqueador físico a base de Dióxido de Titânio, Óxido de Ferro e Zinco, especialmente sem óleo, para as peles oleosas.

Banhos de piscina: A especialista diz que antes de entrar na piscina é necessário evitar o uso de esfoliantes e sabonetes abrasivos, o que pode tirar a proteção natural da pele. "Recomenda também antioxidantes orais como a Vitamina C, Vitamina E, licopeno e luteína, em fórmulas que associem também Polypodium Leucotomos, Pignogenol e Exsynutriment para ajudar a fortalecer a função de barreira da pele e a proteger do sol, evitando as queimaduras. Mas isso não substitui o filtro solar de uso tópico", explica."

Após o banho, limpe a pele para remover as impurezas e utilize tônico ou demaquilante." Claudia ainda destaca a importância de usar hidratantes pós-sol, com efeitos calmantes e cicatrizantes. É essencial também ingerir muita água, antes e durante o banho de piscina, o que mantém a hidratação do corpo. Não se esqueça de proteger os cabelos também com produtos que neutralizam os efeitos do sol e do cloro da piscina.

Areia e banhos de mar: A água do mar e areia relaxam e revigoram o corpo, contudo, é preciso se atentar a algumas questões que trazem danos à pele. "É importante mencionar a possibilidade de contrair infecções provocadas por fungos e bactérias presentes na areia. A pele pode sofrer com micoses, que se alimentam da queratina na epiderme." A médica destaca que as virilhas e pés são as regiões mais afetadas, mas não são as únicas a serem atingidas. Por isso, é importante priorizar a higiene e não ficar muito tempo com os trajes de banho molhados. No caso da água do mar imprópria para o banho existe o risco de contrair doenças de pele, por causa da presença de fezes, urina e lixo, por exemplo. Se houver alguma ferida ou corte na pele, o contato com a água do mar pode contribuir para o surgimento de micoses.

App Gazeta

Confira notícias no app, ouça a rádio, leia a edição digital e acesse outros recursos

Aplicativo na App Store

Tags

Relacionadas