As propriedades dos ativos naturais mais comuns em produtos de beleza

Especialistas explicam quais os benefícios para pele e cabelo dos ingredientes naturais e orgânicos que estão no topo da lista dessa leva saudável

A onda natural e orgânica invadiu não apenas a alimentação. O mercado de beleza também investe cada vez mais em produtos com componentes ativos naturais em suas fórmulas, de ação poderosa e resultados impressionantes tanto na pele quanto no cabelo.
As especialistas Marcela Buchaim, tricologista do Studio Tez, e Roseli Siqueira, esteticista e cosmetóloga de famosas como Mariana Ximenes, Izabel Goulart e Lala Rudge, destrincham as propriedades estéticas dos ingredientes dessa nova leva de produtos de beauté a seguir. 
Pele
Mirra : é indicado para peles mais maduras por conta das suas propriedades anti-inflamatórias, que ajudam a reduzir linhas e rugas finas e ainda aumentam a capacidade de melhorar a elasticidade da pele.
Cálamo: utilizado para ativar a circulação.
Quinoa: contém riboflavina, que deixa a pele mais elástica, macia, tonificada e ainda previne rugas e linhas finas.
Buruti: rico em vitamina C, cálcio e ferro, apresenta propriedades hidratantes que aumentam a elasticidade e combatem o envelhecimento precoce, atenuando marcas de expressão.
Monoi: rico em ômega 3 e 6, fortalece a renovação celular e melhora o aspecto desidratado da pele.
Açaí: previne o envelhecimento por ter ação antioxidante.
Baobá: seu óleo é nutritivo, rico em ácidos graxos e ômega 3, 6 e 9.
Extrato de maçã: clareia manchas e minimiza rugas e linhas de expressão.
Cabelo
Cálamo: é um ativo rico em resina e, por isso, é utilizado no tratamento do frizz, para fechar as cutículas e protege-las das agressões químicas, físicas e mecânicas.
Mirra: é milenar, rica em ômega 3, 6, 9, ajuda a reparar as cutículas, deixando os fios mais emolientes e resistentes. Sem contar que confere brilho.
Extrato de maçã: é rico em procianidina polifenol B-2 que aumenta a fase anágena (fase de crescimento capilar) e diminui a fase telógena (fase de queda dos fios).
Extrato de quinoa: é uma excelente fonte de aminoácidos, vitaminas do complexo B, A, C, E e fonte de ferro, zinco, fósforo e cálcio, que são os principais componentes da formação da fibra capilar. Ajuda a evitar a perda e o afinamento dos fios.
Buriti: é um excelente antioxidante que vai ajudar a hidratar e proteger os cabelos dos danos causados pelo sol e poluição, evitando a quebra e danificação da fibra capilar.
Monoi: tem um excelente poder hidratante e que impede a saída das moléculas de água do fio. Por ser rico em lipídios, repõe também a oleosidade das fibras, doando um brilho maravilhoso sem ficar com aspecto pesado.
Açaí: é cicatrizante e potente antioxidante por ser rico em vitaminas C, E e flavonoides, que conferem ação protetora as células. Usado muito nas dermatites do couro cabeludo.
Baobá: é rico em ácidos graxos, ômega 6 e 9, vitaminas e antioxidantes, o que favorece o brilho e protege a cor dos cabelos.