Imagem
Menu lateral
Imagem
GZT 94.1
GZT 101.1
GZT 101.3
MIX 98.3
Imagem
Imagem
GZT 94.1
GZT 101.1
GZT 101.3
MIX 98.3
compartilhar no whatsapp compartilhar no whatsapp compartilhar no facebook compartilhar no linkedin
copiar Copiado!
ver no google news

Ouça o artigo

Compartilhe

HOME > notícias > COMPORTAMENTO

Ainda dá tempo de alcançar o "corpo do verão"? Especialistas respondem

Faltando 1 mês para a chegada da estação mais quente do ano, vale a pena recorrer a dietas mirabolantes?

Faltando um mês para chegada do verão, a orla e as faixas de areia das praias de Alagoas ficam cada vez mais lotadas. Depois desse extenso período de distanciamento social em decorrência da pandemia, muita gente está em busca de um lugar ao sol e, de preferência, exibindo o corpão na estação mais quente do ano.

Uma coisa é certa: com ou sem pandemia, é comum, nessa época do ano, que a busca por dietas, treinos, academias e práticas que ajudem a alcançar o corpo considerado “do verão” aumente. Mas essa missão não é tão simples como muitos imaginam e é preciso cuidado para que a busca por um corpo em forma não vire uma obsessão ou até um problema de saúde.

Leia também

O psicólogo Edson Ferreira diz que é preciso atenção ao modo com que olhamos para a balança e pontua que sentimentos negativos relacionados ao corpo é um fator que pode anteceder um episódio de compulsão alimentar, por exemplo. "Um critério para verificar se um determinado comportamento merece ou não atenção especial (do ponto de vista clínico) é o sofrimento que produz, tanto para o paciente, quanto para as pessoas com as quais convive", adianta o especialista.

Edson reforça que alguns desses comportamentos, como se olhar no espelho ou medir sempre a gordura do corpo, podem se tornar tão frequentes ao longo do dia que podem prejudicar a realização de atividades diárias, trazendo muito sofrimento ao indivíduo.

Outro alerta, antes de sair em busca do “corpo do verão”, é analisar se você realmente quer aquele corpo por você: pela saúde, pela autoestima, por gostar. Ou se esse desejo vem da necessidade de aprovação ou pelo hype da estação.

MAS DÁ TEMPO?

Imagem ilustrativa da imagem Ainda dá tempo de alcançar o "corpo do verão"? Especialistas respondem
| Foto: Cortesia

Pode ir tirando o cavalinho da chuva. O nutricionista esportivo Adolfo Lima adverte que não é possível conquistar um super corpo sarado em 30 dias. Hábitos saudáveis de alimentação, por exemplo, estão ancorados na constância e numa relação mais profícua com a comida. "A alimentação saudável não é sobre o verão, mas sim sobre se sentir bem, saudável e feliz o ano todo".

Ele diz que nesse projeto de 'shape', o maior sabotador é o indivíduo que quer conquistar grandes resultados em um pequeno espaço de tempo. "Na maioria das vezes colocando o paciente em dietas restritivas que podem acabar sendo prejudiciais à saúde física e mental", completa. Por isso, é importante buscar auxílio de profissionais capacitados, que possam auxiliar nesse processo, como um nutricionista, médico ou educador físico.

A personal trainer Simone Moura reforça que é importante treinar diariamente, com um programa específico e criado por um profissional adequado, baseado nos seus objetivos e condições. Além disso, o treino precisa caminhar junto de uma alimentação balanceada, de preferência prescrita por um nutricionista.

"Essa junção vai fazer com que você obtenha sucesso e alcance seus objetivos de maneira eficaz. Pois, serão resultados alcançados de maneira prudente e segura, que perduram bem mais do que dietas e treinos sem supervisão de profissionais responsáveis com a saúde do paciente", diz.

Simone defende que para alcançar resultados satisfatórios é necessário estar treinando regularmente. Ou seja, nesse período de busca pelo corpo do verão, quem começou antes deve, agora, apenas aliar a musculação aos exercícios aeróbicos, como corrida, aulas coletivas e treinos intervalados de alta intensidade, como o hit e o hiit.

Se não é o seu caso, diz a especialista, o caminho mais eficiente é esquecer essa história de corpo do verão. “Não existe isso”. O importante é aproveitar os momentos e não se deixar levar por julgamentos. Não caia nessa história de dieta do verão, jejum intermitente de 30 dias. "O que vai funcionar é a constância”, defende a personal.

Um último conselho? Comece.

App Gazeta

Confira notícias no app, ouça a rádio, leia a edição digital e acesse outros recursos

Aplicativo na App Store

Relacionadas