Imagem
Menu lateral
Imagem
GZT 94.1
GZT 101.1
GZT 101.3
MIX 98.3
Imagem
Imagem
GZT 94.1
GZT 101.1
GZT 101.3
MIX 98.3
compartilhar no whatsapp compartilhar no whatsapp compartilhar no facebook compartilhar no linkedin
copiar Copiado!
ver no google news

Ouça o artigo

Compartilhe

HOME > notícias > JULIE ALVES

Yuri Graneiro o expert em Moda

@yurigraneiro

Ele tem uma escola de moda no Rio de Janeiro, é arquiteto e urbanista, fotógrafo e se declara um apaixonado pelas artes. Inovador e criativo , esse homem multifacetado é considerado como um realizador de sonhos!
A coluna Julie Alves te convida a conhecer um pouco da histórica de Yuri Graneiro

1 - Você associa a moda a autoestima. Seria essa sua missão?

Está tudo conectado. A moda vem do nosso estilo, e nosso estilo serve para expressar nosso íntimo. Com a moda exibimos nosso estilo, nossa personalidade, nossos desejos e necessidades. Nossa autoestima está ligada diretamente ao que vestimos, como nos expressamos com roupas que colocamos, com nossas atitudes, cabelo, maquiagem. A nossa estima está associada diretamente a nossa imagem. Acredito que minha missão é colaborar para que as pessoas se encontrem e possam construir de forma real sua melhor versão, tanto interna quanto externa.

Leia também

2 - Você tem uma escola de moda em um dos bairros mais populares do Rio de Janeiro. Nos fala um pouco sobre

Sim, meu xodó. Tenho a Escola de Moda dentro do Madureira Shopping - zona norte do Rio de Janeiro há mais de 2 décadas. Já passei por outros municípios do Rio comi: Top Shopping em Nova Iguaçu, Nilópolis Square, Shopping Grande Rio em São João de Meriti e em Niterói, mas como minha vida ativa no mercado internacional ficou bem movimentada preferi concentrar forças em Madureira, pois consigo captar pessoas de todas essas regiões. Estar em Madureira é importante pois é o maior celeiro de talentos do Rio de Janeiro, a pluralidade da região é gigante, e o lugar onde reúne o maior número de pessoas de todo o estado. Todo mundo vai em Madureira. É um bairro plural, peculiar e cheio de talentos, estar em Madureira me presenteou treinar e capacitar talentos que estão brilhando no mercado internacional. O Mundo da moda, da publicidade ainda tem resistência a dar oportunidade as pessoas que estão começando, quererem pessoas prontas, e estar em Madureira faz com que eu seja o facilitador para esses novos talentos ganharem o mundo.

3 - Posso dizer que é um homem multifacetado da moda? Digo isso por pesquisar que tem diversas formações ligadas ao seguimento

Acredito que sim, gosto de produzir, cuidar, preparar, orientar. Sou fotógrafo , mas minha formação acadêmica é em Arquitetura & Urbanismo, isso me proporciona uma visão muito ampla de como construir imagens, com fundamento e embasada. Se sou apto a deixar um prédio de 30 andares em pé, também acredito ser apto a ajudar uma pessoa a construir seu sonho. É claro que tenho outras formações, a Pós no Instituto Europeu de Designer em Comunicação e MKT de moda, me tornando um especialista em comunicação de moda, além de MBA em Gestão de Marketing & Mkt Digital pelo IBMEC, Designer na Belas Artes SP e ainda o Curso em Nova York e especializações em Moda de Luxo em Paris. Eu amo estudar, quero sempre aprender estou na vida para isso. Pretendo melhorar meu Português, meu Inglês e meu Francês, acho fenomenal o domínio da comunicação. Só podemos dar o que temos, e minha propriedade intelectual é meu maior orgulho.

4 - Se sente realizado?

Olhando para o passado, vejo que já tive tudo que sempre sonhei e isso me deixa feliz. Posso dizer que estou realizado, mas é hora de novos sonhos, novos projetos e novas realizações. Me sinto orgulhoso pelo caminho que percorri, pelas lutas que lutei. Sou grato as pessoas que passaram pelo meu caminho me ajudando a evoluir, e pretendo e desejo estar disposto a ajudar quando elas precisarem. Não somos nada sem a ajuda do próximo, o mundo dá voltas o tempo todo.

5 - Mas quem é o Yuri Graneiro?

Sou um pisciano com TDAH, com ascendente em peixes, lua em peixes, marte e vênus também em peixes. Então, eu não entendo tanto de signos, mas para quem entende essa resposta é cirúrgicas e saberá exatamente como sou e a confusão que eu tenho dentro de mim. Meu ritmo é bem diferente dos demais humanos. Rsrsrsrs Mas para quem não entende, posso tentar resumir... sou reservado, fechado e muito escorregadio, mas quando necessário bem expansivo. O principal é que sou um artista sonhador, que acredita que pode ajudar o mundo a ser um lugar mais justo e muito melhor.


6 - E de onde veio esse amor pela arte, e moda?

O amor pela arte, arquitetura, moda e pintura veio da genética e aflorado quando criança. Meu avô era alfaiate e durante a guerra começou a trabalhar na aeronáutica, com a minha vó que era costureira e modista. Meus tios na década de 70 eram fotógrafos de publicidade, então acredito que isso tudo possa ter entrado no meu imaginário. Isso tudo despertou ainda criança entre 8 a 9 anos, quando brincava fazendo construções de maquetes e cidades com caixa de papelão. Alguns anos depois, comecei a fazer pinturas em tecido e cuidar da maquiagem e da beleza das minhas amigas na companhia de Teatro. Sempre fui muito esteta.

7 - Pensa em expandir para outros estados do Brasil?

Acredito que ainda não é a hora. Tenho ainda alguma missão a ser concluída aqui no Rio de Janeiro, por isso tenho que focar aqui. Mas, minha conexão com os outros estados do Brasil é com meu lado fotografo de cultura popular, que me leva a desbravar as principais festas populares que existem nesse Brasil gingante. Estou desenvolvendo um livro de foto etnográfico da alma e tradições brasileiras.

8 - E com todos os seus afazeres e responsabilidades com vidas. Tem tempo pra cuidar de você e curtir? O que gosta de fazer?

Sim, a pandemia me fez perceber isso. Na pandemia conseguir diferenciar pensamento de sentimento, trabalho de vida pessoal. Tudo era junto e misturado. O Yuri CNPJ era o Yuri pessoa física. Minha vida era tão intensa que misturava tudo e estava tudo bem, agora consigo separar tudo. Agora eu preciso e respeito o tempo para cuidar do meu corpo, da minha alma, da minha fé. Vou 6 vezes na semana para a academia, mantenho uma dieta restritiva, faço procedimentos estéticos, me preocupo com a casa da minha alma, a casa que habita a minha energia e meus conhecimentos. Meu corpo é o meu templo que deve estar organizado, limpo pois guarda o meu maior tesouro.

9 - E como se reinventou após a pandemia da Covid- 19 ?

A reinvenção foi entender que posso continuar fazendo tudo que sempre fiz, mas com organização de tempo, cuidar do futuro e sem me privar de estar em família. Não posso ser escravo do meu trabalho e da minha arte. Hoje só tiro minha máquina fotográfica da bolsa se realmente tiver muito sentido.

10 - Algo nosso para esse ano que sua apenas começando?

Estou ansioso para colocar em pratica vários projetos da Escola de Moda. Mas fora a Escola de Moda, o principal é voltar com meus trabalhos nas Semanas de Moda de Nova York e Paris, que devido a pandemia deixei de lado.

App Gazeta

Confira notícias no app, ouça a rádio, leia a edição digital e acesse outros recursos

Aplicativo na App Store

Relacionadas