Imagem
Menu lateral
Imagem
GZT 94.1
GZT 101.1
GZT 101.3
MIX 98.3
Imagem
Imagem
GZT 94.1
GZT 101.1
GZT 101.3
MIX 98.3
compartilhar no whatsapp compartilhar no whatsapp compartilhar no facebook compartilhar no linkedin
copiar Copiado!
ver no google news

Ouça o artigo

Compartilhe

HOME > notícias > JULIE ALVES

Sobrecarga materna, influenciadora Laís Brito explica que é necessário ter uma rede de apoio

O problema vem afetando a saúde mental das mães

A maternidade perfeita e ideal vem sendo um padrão muito reproduzido pela sociedade, que parece beneficiar a todos, menos a própria mãe. O acúmulo exacerbado de funções no dia a dia, além da grande preocupação e exaustão profissional, são grandes indicativos para o surgimento de transtornos mentais e a sobrecarga materna.

A utopia de que a maternidade é uma experiência única e linda, muitas vezes vem acompanhada da solidão de uma mãe, que na maior parte dos casos, não possui uma rede de apoio. De acordo com a OMS, Organização Mundial da Saúde, ao menos 20% das mães em todo o globo apresentaram algum transtorno mental, que em sua maioria vem sendo a depressão.

Leia também

Para a influenciadora digital e mãe de duas crianças, Laís Brito, grande parte causadora desses transtornos se dá a partir da falta de apoio que uma mãe precisa ter. De acordo com ela, “ A conta não fecha. Viver em função de uma criança 24 horas e não ter com quem dividir essa carga, não ter uma rede de apoio, com toda certeza é o principal fator para a sobrecarga de uma mãe”.

É comum relacionar a sobrecarga à maternidade. Ao longo de toda a gravidez, é necessário que as tarefas sejam divididas, seja com o pai ou algum parente, com o intuito de conseguir tempo para si, o que é algo fundamental para esse processo. “É cientificamente comprovado que o nosso corpo precisa de pausas, descansar, precisa parar. Se não há apoio para realizar essas pausas, o nosso corpo vai acumulando o cansaço, você fica desgastada física e emocionalmente e os efeitos são péssimos mesmo! Irritação, tristeza, auto estima baixa, culpa por sentir tudo isso”, complementa Laís.

Para Laís, é possível que haja maneiras de evitar o esgotamento materno, ou pelo menos amenizar o que é tão difícil e doloroso para tantas mães. “ É preciso ter uma rede de apoio que te permita a ter pausas e descanso. Mas caso não tenha, a escolha de prioridades a serem feitas no dia, se faz muito necessário. Precisa-se focar nos momentos de pausa, mesmo que a casa fique bagunçada ou a louça fique para lavar”.

Além disso, a influenciadora reitera que as tarefas não são somente responsabilidade da mãe. “Dividir a carga com o parceiro, filhos são 50% da mãe e 50% do pai! Tirando amamentar, todo o resto o pai pode e deve fazer, tanto no cuidado “braçal”, dar banho, dar comida, trocar de roupa, botar pra dormir, quanto no estar sempre atento a criança, se está bem, se precisa comprar algo, se tem fraldas suficientes, se precisa comprar roupas novas. Por incrível que pareça o trabalho “não braçal” pesa bastante também! Tudo que envolve a criança não é responsabilidade exclusiva da mãe, o pai está aí pra dividir essa carga”.

Mesmo que a presença da mãe seja imprescindível no desenvolvimento da criança, principalmente nos primeiros anos de vida, não se pode ignorar que a saúde mental materna se torna um fator ainda mais importante. Laís indica que é necessário fazer tudo dentro do seu limite. “Não é fácil, mas ajuda muito começar a olhar as coisas com outros olhos, enxergar levezas em pequenas coisas, deixar para arrumar a casa amanhã e fazer algo por você hoje. Peça ajuda! Você não é menos mãe por pedir ajuda, na verdade você é uma super mãe que entende que seu filho precisa que você esteja bem e feliz”, finaliza.

A influenciadora digital Laís Brito explica que é necessário ter uma rede de apoio
A influenciadora digital Laís Brito explica que é necessário ter uma rede de apoio | Foto: Divulgação

App Gazeta

Confira notícias no app, ouça a rádio, leia a edição digital e acesse outros recursos

Aplicativo na App Store

Relacionadas