Imagem
Menu lateral
Imagem
GZT 94.1
GZT 101.1
GZT 101.3
MIX 98.3
Imagem
Imagem
GZT 94.1
GZT 101.1
GZT 101.3
MIX 98.3
compartilhar no whatsapp compartilhar no whatsapp compartilhar no facebook compartilhar no linkedin
copiar Copiado!
ver no google news

Ouça o artigo

Compartilhe

HOME > notícias > JULIE ALVES

Dia do Funk em São Paulo: Estilo ganha novas vertentes e se mantém firme na indústria

MC Livinho, Zaac, MC Kekel, Davi Kneip e Maellen são alguns dos nomes responsáveis por manter o protagonismo do gênero em todo o país

A lei que criou o Dia Estadual do Funk de São Paulo foi sancionada em 2016. A data simbólica, 7 de julho, serve como uma homenagem ao MC Daleste, cantor que morreu tragicamente em 2013 após ser baleado em um show.

Leia também

Com hits como “Menina de Vermelho”, Daleste fez história no gênero e é lembrado pela versatilidade e carisma. Nove anos depois, o legado de Daleste segue vivo no funk carioca, que ganhou um protagonismo ainda maior na cena musical brasileira e incorporou características de novos estilos, além de ganhar suas próprias individualidades. Artistas dos mais diversos e completos entraram para o gênero para somar.

Uma das músicas mais escutadas deste ano foi “Sentadona”, parceria de MC Frog, Davi Kneip e Gabriel do Borel que ganhou um remix com participação de Luísa Sonza. Um dos responsáveis pelo sucesso, Davi afirma que o funk é um estilo que sem dúvidas marca a música brasileira. “Em toda festa, se não tiver funk, as próprias pessoas pedem. É um estilo musical muito dançante e alegre, que faz todo mundo se divertir. E muitas vezes conscientizar também, porque o funk hoje em dia tem várias vertentes, é um estilo muito versátil que vai se adaptando de acordo com o que o brasileiro gosta.”

A conscientização, inclusive, tem sido um dos nortes na carreira de MC Livinho nos últimos anos. O cantor, conhecido por músicas bombadas como “Cheia de Marra”, divulgou em junho o single “Pare De Chorar Mãe”, com uma mensagem de conscientização sobre a realidade de muitos jovens que vivem na comunidade que entram para a vida do crime e das drogas por falta de perspectiva. Ao mesmo tempo, o clipe e a letra da canção trazem destaque às mães, que mais sofrem com essas tragédias tão comuns no Brasil e em outras partes do mundo. Livinho usou seu sucesso para ajudar na profissionalização da cultura e trazer grandes artistas ao estrelato.

App Gazeta

Confira notícias no app, ouça a rádio, leia a edição digital e acesse outros recursos

Aplicativo na App Store

Relacionadas