Imagem
Menu lateral
Imagem
GZT 94.1
GZT 101.1
GZT 101.3
MIX 98.3
Imagem
Imagem
GZT 94.1
GZT 101.1
GZT 101.3
MIX 98.3
compartilhar no whatsapp compartilhar no whatsapp compartilhar no facebook compartilhar no linkedin
copiar Copiado!
ver no google news

Ouça o artigo

Compartilhe

HOME > notícias > JULIE ALVES

Clayton Guimarães , o barbeiro carioca com reconhecimento internacional

Siga: @guimaraes_clayton

Como falam os cariocas, ele é “cria” do Complexo da Maré, um território composto por comunidades na zona norte do Rio de Janeiro. Com apenas um 14 anos começou sua arte nas cabeças e hoje representa o seguimento em diversas premiações no Brasil e outros países

A coluna te convida a conhecer um pouco mais sobre a história de Clayton Guimarães, o barbeiro carioca queridinho das celebridades

Chegar a um reconhecimento como o que você vem tendo é talento ou aperfeiçoamento?

Na minha opinião até por ser um educador, acredito que seja por aperfeiçoamento, porque o talento ajuda muito, mas talento sem aperfeiçoamento não é escalável.

Leia também

Creio que uma pessoa que se aperfeiçoa supera o talentoso, desde que o talentoso não se aperfeiçoa.

O menino Clayton tinha planos como Barbeiro?

Na verdade não, a barbearia surgiu em minha vida inicialmente como uma forma de atender minha necessidade, de primeiro cortar meu cabelo e do meu irmão, e depois a medida que foram surgindo outras pessoas pra cortar, se tornou uma forma de ganhar uns trocados.

Nunca imaginei ou fiz planos como barbeiro até mesmo pelo fato de as barbearias ao longo da história ter caído em esquecimento e demérito pela sociedade.

Almejava ganhar prêmios, até mesmo internacionais?

Nos conta sobre essa experiência.

Nunca passou pela minha cabeça a possibilidade de ganhar prêmios e reconhecimento na minha área, dado o fato de que esses eventos não existiam antes.

Tudo isso se tornou possível após 2015 quando o seguimento da barbearia passou por uma metamorfose que trouxe valorização para os profissionais da área. Essa metamorfose aconteceu por conta da valorização da beleza masculina que venceu preconceitos na última década.

E você tem feito viagens dentro do Brasil e internacionais. Como foram e tem sido hoje?

Sim hoje atendo profissionais do Brasil todo, já viajei para vários estados, atendendo aqueles que buscam aperfeiçoar suas técnicas. Minha carreira internacional começou em 2019 quando fui a Europa, ( Portugal e Espanha) ministrar meus primeiros cursos no exterior

Quem é o Clayton Guimarães?

Clayton Guimarães, um barbeiro que aos 14 anos começou a carreira em cima da laje dos pais na favela do Parque União, Complexo da Maré, onde começou a fazer seus primeiros cortes de cabelo de forma autodidata. Tenho 26 anos de carreira, casado, pai de duas meninas, formado em pedagogia, e atuo como pedagogo do corte desde 2016 quando desenvolvi minha metodologia de ensino que já formei mais de 5.000 alunos no Brasil e no mundo. Sou empresário, fundador da rede Cool Barber Shop, hoje com três unidades no RJ.

A profissão de barbeiro vem sendo cada vez mais reconhecida midiaticamente. Como faz para se atualizar , interagir com seu público?

Nos últimos anos profissão de barbeiro está vivendo seu melhor momento, principalmente com a ajuda das redes sociais que proporcionaram a divulgação e veiculação de estilos e conceitos de cortes de cabelo e barbas. A internet fez com que esse mercado sofresse uma valorização exponencial nos últimos anos. Jogadores de futebol e artistas acabam sendo os maiores propagadores dessas tendências que fazem a cabeça da galera e atraem pessoas as barbearias.

De onde vem suas inspirações?

Me inspiro nas tendências do passado, o que chamamos de oldschool, onde pego designers de cortes antigos e faço uma releitura para o momento atual.

Onde quer chegar com sua arte nos cabelos?

Alavancar minha marca, potencializar minhas criações, criando e exportando tendências pro mundo todo. Além de expandir minha rede, criando uma rede de franquias, com geração de mão de obra própria, tudo partilhado do meu sistema de treinamento ultimando os profissionais que formei.

Já consegue fazer uma análise da sua caminhada até aqui?

Sim, até aqui posso dizer que já alcancei muito mais do que poderia imaginar. Nem nos meus melhores sonhos imaginava que viveria tantas experiências na profissão. Foram anos sem perspectiva, cortando cabelo na laje apenas para sobreviver. Tudo o que precisava era de uma oportunidade de evoluir e propagar meu trabalho, que hoje é conhecido até por celebridades e jogadores de futebol.

Pra encerrar , nos fale de seus cursos e planos para 2023

Em 2023 quero expandir minha rede de barbearias, abrir lojas próprias e ingressar no modelo de franquias.

Quero criar também meu instituto Clayton Guimarães, que será um centro técnico de formação e aperfeiçoamento de profissionais da área da beleza em geral.

Potencializar meus métodos de ensino, aumentar minha cartela de opções de cursos disponíveis.

Hoje os cursos que ofereço são:

1- START CUT ( Curso para iniciantes)

2- BARBER UP ( Curso de aperfeiçoamento prático para profissionais)

3- Curso de Prótese Capilar

( curso para instalação e manutenção de próteses capilares)

4- MESTRES DA BELEZA

( curso de formação de educadores )

5- BARBER UP ONLINE

( Curso EAD, formação e aperfeiçoamento)

6- EMPREENDEDORISMO E GESTÃO DE BARBEARIA.

App Gazeta

Confira notícias no app, ouça a rádio, leia a edição digital e acesse outros recursos

Aplicativo na App Store

Relacionadas