Imagem
Menu lateral
Imagem
GZT 94.1
GZT 101.1
GZT 101.3
MIX 98.3
Imagem
Imagem
GZT 94.1
GZT 101.1
GZT 101.3
MIX 98.3
compartilhar no whatsapp compartilhar no whatsapp compartilhar no facebook compartilhar no linkedin
copiar Copiado!
ver no google news

Ouça o artigo

Compartilhe

HOME > notícias > CIÊNCIA E SAÚDE

Covid-19: vacina da Pfizer deve chegar em Alagoas na próxima segunda

Imunidade completa contra o vírus é alcançada com a aplicação das duas doses, respeitando o intervalo de 21 dias

Com a chegada da vacina Pfizer no Brasil, o estado de Alagoas deve receber a primeira remessa do imunizante já na próxima segunda-feira (3), segundo a Secretaria de Estado da Saúde (Sesau).

Assim como as outras duas vacinas - CoronaVac e AstraZeneza -, que já são aplicadas no estado, a imunidade completa da Pfizer é alcançada com as duas doses, respeitando o intervalo de 21 dias.

Leia também

Os imunobiológicos da vacina podem ser acondicionados a uma temperatura entre 2° e 8° Celsius, com a validade da CoronaVac chegando a 12 meses, a partir da data de fabricação, e a AstraZeneca sendo de até seis meses, a partir da data de fabricação.

Caso a vacina belga seja armazenada na mesma temperatura das demais vacinas contra a Covid-19, de acordo com a assessora do Plano Nacional de Imunização (PNI) em Alagoas, Rafaela Siqueira, a validade das doses é de apenas cinco dias.

“As doses vão chegar congeladas até o Estado em uma temperatura entre, -25° e -15°. Nessas condições, a vacina pode ser aplicada em até 14 dias", explicou Rafaela.

Para manter o prazo máximo de validade a partir da data de fabricação, a vacina precisa estar congelada e acondicionada em um freezer de ultrabaixa temperatura, que varia de -80°C à -60°C. Dessa forma, o imunizante da Pfizer pode ser administrado em até seis meses.

O Ministério da Saúde (MS) informou que está em andamento um processo de compra de 183 freezers de ultrabaixa temperatura para encaminhar aos estados. A previsão de entrega do primeiro lote é para o mês de junho deste ano.

App Gazeta

Confira notícias no app, ouça a rádio, leia a edição digital e acesse outros recursos

Aplicativo na App Store

Relacionadas