Imagem
Menu lateral
Imagem
GZT 94.1
GZT 101.1
GZT 101.3
MIX 98.3
Imagem
Imagem
GZT 94.1
GZT 101.1
GZT 101.3
MIX 98.3
compartilhar no whatsapp compartilhar no whatsapp compartilhar no facebook compartilhar no linkedin
copiar Copiado!
ver no google news

Ouça o artigo

Compartilhe

HOME > notícias > CIÊNCIA E SAÚDE

Unidades do Hemoal vão abrir para receber doações no feriado

Atendimento acontece das 7h às 17h, em Arapiraca, e das 7h30 às 17h, em Maceió

As unidades do Hemocentro de Alagoas (Hemoal) em Maceió (Trapiche) e em Arapiraca estarão abertas para receber doações de sangue nesta quarta-feira (21), feriado nacional de Tiradentes. A exceção será na Unidade Farol, situada no Hospital Veredas, na capital alagoana, que está passando por uma reestruturação e retomará o atendimento na segunda quinzena de maio.

No Hemoal Arapiraca, localizado no prédio do Laboratório Municipal, na rua Desportista Ernesto Alves Siqueira, no bairro do Centro, o funcionamento ocorre das 7h às 17h. Já no Hemoal Maceió, na Rua Drº Jorge de Lima, no bairro Trapiche, o atendimento será das 7h30 às 17h.

Leia também

A ação tem o propósito de permitir que os voluntários que não dispõem de tempo para doar sangue nos dias úteis, possam praticar o gesto solidário durante o feriado. “Desse modo, oportunizarmos que todas as pessoas entre 16 e 69 anos de idade possam comparecer aos nossos postos de coleta, na capital e interior, para fazerem sua doação de sangue voluntária”, salientou a gerente do Hemoal, médica Verônica Guedes.

Ela ressalta que todas as medidas de prevenção contra o novo coronavírus estão sendo adotadas pelo Hemoal. “Além de disponibilizarmos totens com álcool em gel a 70%, presamos pelo distanciamento social dos voluntários e exigimos que, ao entrar em nossos postos de coleta, o doador esteja de máscara”, informou a gerente do Hemoal.

Critérios para doação

Para se candidatar à doação de sangue, além de boa saúde, o voluntário deve ter entre 16 e 69 anos de idade e no mínimo 50 quilos. É exigido, ainda, ao se dirigir ao Hemoal, portar um documento de identificação oficial e original com foto, como a carteira de identidade.

E conforme o Ministério da Saúde (MS), ficam impedidos de se candidatar à doação de sangue, os voluntários que tenham contraído hepatite após os 11 anos de idade, além de sífilis, Aids e doença de Chagas. No caso das gestantes e lactantes, é proibida a doação e, para repetir o ato, as mulheres devem respeitar um intervalo de três meses e os homens ficam impedidos por dois meses.

Covid-19

Quanto aos voluntários que tiveram Covid-19, há impedimento de doar sangue pelo período de 30 dias, contados após a recuperação da doença. Já os que tiveram apenas contato com pessoas infectadas pelo novo coronavírus, devem aguardar 14 dias e, caso não apresentem sintomas, podem se dirigir até o Hemoal.

Vacina

No caso das pessoas que tomaram a vacina contra a Covid-19, deve ser respeitado um intervalo para se candidatar à doação de sangue. Com relação à vacina CoronaVac, o intervalo é 48 horas após cada dose, ou seja, dois dias; já no caso da AstraZeneca, o ato de doar sangue só pode ser realizado após o sétimo dia após ser vacinado, seja para a primeira ou segunda dose.

App Gazeta

Confira notícias no app, ouça a rádio, leia a edição digital e acesse outros recursos

Aplicativo na App Store

Relacionadas